Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, é um destino de praia que parece um verdadeiro paraíso. Praias lindas, trilhas ecológicas e cachoeiras revigorantes são os cartões-postais da cidade.
Por conta dos diferentes tipos de atrações, Ubatuba atrai surfistas, famílias com crianças, casais e qualquer pessoa que queria colocar os pés na areia sem se preocupar com trabalho, estudos ou outras tarefas do dia a dia.
Se você pretende viajar para Ubatuba neste verão, o VIX separou 5 pontos turísticos da cidade que você precisa conhecer.
Vale lembrar que a distância de São Paulo a Ubatuba é de pouco mais de 220 quilômetros, por isso, se você sai da capital para ir curtir os dias de praia, melhor ver a previsão do tempo antes: a cidade é conhecida, em tom de brincadeira, como “Ubachuva”, por conta de sua proximidade com a Serra do Mar.
Pontos turísticos imperdíveis em Ubatuba
Trilhas e passeio histórico na Ilha Anchieta
Além das praias e das trilhas, a Ilha Anchieta é um ponto histórico de Ubatuba. No passeio pelo local, com acesso de barco (há uma espécie de ‘barquário’, com o chão de vidro), é possível visitar o que sobrou do presídio construído em 1902, mas que teve várias fases de funcionamento.
Na década de 50, a cadeia foi palco de uma rebelião de presos, com alguns deles fugindo de canoa.
A Ilha Anchieta atualmente é uma área de preservação ambiental, e a fauna e a flora do local também são atrativos aos visitantes.
Cachoeira do Prumirim
A Cachoeira do Prumirim é bastante visitada por conta da queda d’água e da piscina natural que se forma entre as pedras, ótima para mergulhos seguros.
A cachoeira fica bem próxima à Rodovia Rio-Santos e é um dos lugares mais indicados para quem quer fugir da agitação e busca integração com a natureza. Aproveite o passeio e programe uma visita à Ilha do Prumirim.
Praia do Cedro

Um pouco mais reservada, a Praia do Cedro mantém uma beleza irretocável, e pode ser acessada por trilha ou de barco. Muito recomendada para mergulho, com águas claras, e cercada por vegetação abundante.
Caverna da praia da Sununga

A “Gruta que chora” é uma formação vulcânica cercada de lendas.
Em uma delas, uma mulher vive na gruta e chora porque seu amado teria se transformado em um monstro, e que a água que cai do teto são lágrimas da moça; outra, conta a história de que os pingos são da água benta que um monge usou para espantar o mostro.
Fato é que o lugar é muito visitado pelos turistas, que se impressionam com a forte vibração de sons dentro e fora da cavidade.
Itamambuca
Muito procurada por surfistas por causa de suas ondas fortes, Itamambuca tem também um rio de água doce que forma uma espécie de piscina natural e é ótimo para passar uma tarde relaxante, além de trilha para os mais aventureiros.
Pé na areia: conheça as praias brasileiras
- 11 praias lindas no Litoral Norte de SP: Camburi, Maresias e mais
- Qual é o tamanho do litoral brasileiro? Número de praias e extensão
- Praias baratinhas e lindas para curtir no verão: veja lista