De tamanho impressionante e beleza exuberante, a mariposa atlas (ou atlas-gigante) é um dos insetos mais interessantes do planeta. Quando ainda é lagarta, tem apetite voraz. Fora do casulo, não come e vive em repouso. Confira mais curiosidades sobre a espécie:
A maior mariposa do mundo
A atlas-gigante (Attacus atlas) é a maior mariposa do mundo e está entre os maiores insetos do planeta. Ela tem envergadura de até 27 centímetros, sendo assim mais larga do que um palmo de humano adulto.
As lagartas da espécie chegam a atingir 12 centímetros de comprimento e passam toda a existência comendo, garantindo a sobrevivência futura, fora do casulo.
Beleza rara e de vida curta
A lagarta da mariposa-atlas se alimenta de folhas de canela, goiaba, frutas cítricas e cerejeiras. Na vida adulta, apesar de gigante, ela não come nada. Isso porque sua probóscide é minúscula e não funciona.
Probóscide é um apêndice alongado localizado na cabeça de algumas espécies de animais e que, no caso das borboletas e mariposas, serve para beber néctar.
Sem a capacidade de se alimentar, a mariposa-atlas tem vida curta: sobrevive apenas entre uma e duas semanas antes que chegue ao fim a energia necessária para sustentar suas enormes asas.
Isso significa que ela passa a maior parte do dia descansando para preservar as energias.
“Mariposa cabeça de cobra”
Um dos aspectos mais curiosos relacionados à mariposa-atlas é o desenho de cobra que ela traz nas pontas de suas asas. É por isso que, em cantonês, seu nome se traduz como “mariposa cabeça de cobra”.
“Quando ameaçada, a mariposa cai no chão e se contorce, batendo suavemente as asas para imitar os movimentos da cabeça e do pescoço da cobra e assustar os predadores”, explica o Natural History Museum, do Reino Unido. O desenho é, portanto, um mecanismo de defesa.
Nativa da China, Índia, Malásia e Indonésia, a mariposa compartilha o mesmo nome de Atlas, o deus titã da mitologia grega.
Espécies diferentes de animais
- Dragão-marinho-folhado é um dos seres mais exóticos do mundo: nem parece um animal
- O peculiar comportamento do macaco-japonês: homossexualidade e banhos relaxantes
- Menor raposinha do mundo é tão fofa que virou sensação na internet: mede apenas 35 cm!