Além de praias paradisíacas e paisagens naturais deslumbrantes, a Tailândia é conhecida mundialmente por sua culinária única, que mistura sabores intensos e temperos picantes.
E se em suas viagens você sempre procura viver uma experiência gastronômica inédita, precisa saber que um lugarzinho específico da Tailândia é considerado um paraíso para quem gosta de comer bem: Chiang Mai.
Culinária em Chiang Mai, na Tailândia
Você pode nunca ter ouvido falar de Chiang Mai, mas certamente vai querer conhecer a região ao descobrir as maravilhas que ela abriga.
A sexta maior cidade da Tailândia é a capital cultural do norte do país e fica a cerca de 800 km de Bangkok.
Banhada pelo rio Ping, Chiang Mai está localizada em uma região montanhosa repleta de antigas muralhas e com mais de 300 templos.
E além de conhecer a cultura local e explorar destinos de aventura, quem visita a área ainda tem a chance de comer muito bem.
Não é preciso fazer grandes esforços para aproveitar o que Chiang Mai tem de melhor para oferecer na gastronomia. Em todos os lugares da cidade você poderá encontrar barraquinhas com comidas típicas.
Uma boa dica para começar a experiência gastronômica é no Chiang Mai Gate (ao sul da cidade antiga), onde as barracas de comidas começam a se instalar por volta das 17 horas e seguem até tarde da noite. Muitas delas, inclusive, oferecem cardápio em inglês.
E o melhor: seu orçamento não ficará comprometido. Em Chiang Mai, assim como em toda Tailândia, a comida de rua é barata. Além das barraquinhas, restaurantes e outros estabelecimentos também praticam preços bastante acessíveis.
Para se ter uma ideia, uma refeição completa comprada em uma barraquinha custa, em média, entre R$ 5,00 e R$ 15,00. Dá para experimentar de tudo sem gastar muito dinheiro.
Turismo gastronômico em Chiang Mai
A fama de boa comida de Chiang Mai é tão grande que até mesmo roteiros específicos, com guias especializados, foram criados para quem quer provar os mais variados sabores.
É possível, por exemplo, agendar passeios que permitem experimentação de diferentes pratos, com direito a aula sobre a história e a culinária tailandesa, além de uma verdadeira imersão cultural ao se juntar a habitantes locais na hora de fazer as refeições.
Aula de culinária em Chiang Mai
Se depois de provar os sabores da culinária tailandesa você ficar empolgado, pode até colocar a mão na massa e aprender passo a passo como reproduzir em casa os mais diferentes e exóticos pratos.
É bastante comum em Chiang Mai a oferta de aulas de culinária para turistas que visitam a região. Os cursos, que duram entre 4 e 6 horas em média, ensinam a preparar pratos salgados, sobremesas e dão dicas de como usar cada tempero.
Normalmente, as aulas começam com uma visita a mercados locais, onde os alunos turistas aprendem como escolher os melhores alimentos e descobrem detalhes sobre cada especiaria e ingrediente.
Depois, o professor faz as demonstrações e ajuda os chefs amadores a prepararem as refeições.
Os cursos rápidos de culinária tailandesa devem ser agendados com antecedência no local ou mesmo pela internet. A maioria das escolas oferece ainda serviço de traslado e, em alguns casos, até mesmo um livro de receitas como cortesia.
Turismo na Tailândia
- Há jardim na Tailândia onde vagalumes fazem verdadeiro espetáculo
- Tem MUITO brasileiro indo para a Tailândia – e esses são os 6 motivos
- Muitas casas na Tailândia não têm cozinha e motivo é muito curioso