Uma das mulheres mais fotografadas da história, Diana Frances Spencer, mais conhecida como Lady Di, viveu sempre na mira da mídia e cada passo que dava era registrado e divulgado em todo o mundo.
A grande exposição causou grandes problemas pessoais à Princesa de Gales, mas também trouxe valiosas conquistas para a sociedade.
Conhecida por se envolver em ações humanitárias, Lady Di foi, por exemplo, uma das responsáveis pela mudança de percepção global em relação à Aids que, no início dos anos 80, ainda era uma doença misteriosa e que, além de mortes, resultava em preconceito e segregação.
Lady Di ajudou a combater preconceitos
No início da epidemia de Aids nos anos 80, a mídia era indelicada e sensacionalista ao retratar a doença nos noticiários.
A desinformação aumentou o pânico e muitas pessoas ainda acreditavam que podiam se contaminar apenas tocando uma pessoa infectada pelo vírus.
Os pacientes então eram isolados e abandonados, muitas vezes até pelos próprios familiares.
Diana seria, então, uma das personagens históricas mais importantes na luta contra o preconceito. Em 1987, a princesa decidiu visitar o Hospital Middlesex de Londres, onde estava a primeira sala do Reino Unido especializada em tratar a doença.
No local, ela conheceu as histórias dos funcionários e dos pacientes e mandou, com sua ação, uma poderosa mensagem para a sociedade. Quebrou todos os protocolos ao tirar suas luvas e dar as mãos aos pacientes, por exemplo, revolucionando a percepção das pessoas em relação à Aids.
“É difícil encontrar palavras para expressar a dolorosa solidão e a rejeição que eu descobri que os pacientes sentem quando se aproxima o final de suas vidas”, disse Lady Di em um discurso público sobre a doença.
Confira no vídeo abaixo como a “Princesa do Povo” foi atuante contra os mitos e tabus relacionados à Aids:
mini:
Mas nem todos se sentiram inspirados pelos atos de Diana. A própria Rainha Elizabeth, por exemplo, se mostrou irritada e criticou a exposição da princesa sobre o assunto.
Segundo Lady Di, a monarca não gostava que ela se envolvesse com a causa. “Por que não se envolve com algo mais prazeroso? Por que você não passa mais tempos com seu marido e seus filhos?”, teria dito a rainha na época.
Diana se decepcionou com as palavras da Rainha Elizabeth, mas continuou determinada em sua luta. Ela se transformou em ativista da causa e se encarregou que todo o mundo soubesse que todos os seres humanos têm o mesmo valor, independentemente de sua condição de vida.
Legado da Princesa Diana
- Harry se emociona ao refazer passos da mãe em viagem pela África
- Foto do bebê real tem discreta homenagem à avó Diana
- Princesa Diana continua “viva” graças a estes gestos de filhos e noras