Ele criou uma das mais importantes empresas de tecnologia da humanidade e é um dos homens mais ricos do planeta, mas Bill Gates quer mais. O bilionário norte-americano investiu US$ 80 milhões (apenas 0,08% de sua fortuna total estimada) para comprar um terreno de 100 quilômetros quadrados na região sudeste do estado do Arizona com um objetivo: construir a “cidade inteligente”.
A compra do extenso pedaço de terra e os planos de Gates foram divulgados pela empresa Belmont Partners, uma das tantas companhias de investimento do fundador da Microsoft e realizadora do projeto. A cidade, inclusive, já tem até seu nome definido: Belmont.
Como será a cidade inteligente no futuro?

“A Belmont criará uma comunidade orientada para o futuro, com uma comunicação e infra-estrutura que compreende tecnologia de ponta, projetada em torno de redes digitais de alta velocidade, data centers, novas tecnologias de fabricação e modelos de distribuição, veículos autônomos e centros de logística autônomos”, afirma o comunicado divulgado pela empresa.
O projeto prevê a construção de 80 mil residências e uma população de cerca de 180 mil pessoas – pouco mais que Itapecerica da Serra, em São Paulo, e Teresópolis, no Rio de Janeiro.
Embora não exista qualquer prazo para o início das obras ou para a inauguração da cidade do futuro, já há um projeto bem definido para ela. Sabe-se que serão 15 km² destinados para escritórios, centros comerciais e lojas, e 2 km² dedicados para as construções que abrigarão as escolas públicas.
“Construir a infraestrutura futura a partir do zero é muito mais fácil e mais eficiente em termos de custos do que adaptar um tecido urbano existente “, disse o comunicado da empresa.
O que os bilionários pensam
- Furacões devastaram ilha e empresário energizou hospital usando só luz solar
- Bill Gates revela o que faria se ganhasse só 2 dólares por dia: ideia é esperta
- Bilionários: descubra a origem da fortuna dos 5 mais ricos da tecnologia