Por conta das alterações climáticas provocadas pelo El Niño, o Deserto do Atacama, no Chile, vira uma cama de flores de tempos em tempos – formando o chamado “Deserto florido”. Bonito, né?
Neste ano, o fenômeno natural surpreendeu duplamente por acontecer em um intervalo de dois anos (em média, o florescimento acontece de dez em dez anos) e por ter sido a temporada mais florida das últimas décadas.
De acordo com a Corporação Nacional Florestal (Conaf) do Chile, mais de 200 espécies de flores surgem no período e, por essa razão, o “ Deserto Florido” virou uma atração turística divulgada pelo Serviço Nacional de Turismo (Sernatur) do país.
Deserto florido no Atacama: o que causa

O Deserto do Atacama é considerado o mais seco do mundo. Em determinados períodos, entretanto, a aridez dá lugar à floração por conta do impacto do fenômeno climático El Niño, que traz mais chuvas durante o inverno na região.
Entre agosto e novembro, então, a “mágica” acontece: aliada à temperatura e à umidade adequadas, a chuva gera condições favoráveis para o aparecimento de lírios do campo, garra de leão, urtiga, entre outras espécies e outros tipos de vegetação.
O Deserto Florido pode ser visitado por turistas, em passeios guiados ao entardecer, roteiros de bicicleta e de veículos apropriados para o local.
Este não é o único deserto em que nascem flores, o evento também acontece em regiões da China, Austrália e Estados Unidos.
Veja mais fotos do “Deserto Florido” do Atacama:




Fenômenos naturais intrigantes
- Ondas fluorescentes: o que aconteceu no litoral de São Paulo?
- Minilua existe: o que faz astro aparecer tão pequenininho?
- Arco-íris lunar: como ele se forma e onde pode ser visto?