Existe uma bonita história de união entre pai e filho por trás da criação do brinquedo Lego

Você já deve ter montado muitos projetos com as pecinhas de plástico Lego, se não na sua infância, já adulto ou acompanhando alguma criança.

A marca de brinquedos é mesmo uma referência mundial, ao incentivar a criatividade e explorar o desenvolvimento lúdico e lógico de milhares de pessoas.

Mas, pouca gente sabe que a história do surgimento do Lego é daquelas que mostram como é possível e bonito superar as adversidades. 

História do Lego: lição de superação

A criação da marca pelo carpinteiro dinamarquês Ole Kirk Christiansen foi a resposta dele para uma grande crise financeira, que atingiu seus negócios, seguida da perda da mulher. Fatos que o fortaleceram e incentivaram a se aproximar dos quatro filhos e transformar seu talento em uma história de sucesso.

Na década de 30, o mundo passava por uma grave crise financeira, que também atingiu o carpinteiro Christiansen. Ele, então, precisou se reinventar no ofício e passou a fabricar brinquedos de madeira. 

Isso porque, mesmo em tempos difíceis, o dinamarquês percebeu que os pais gostavam de comprar lembranças para os filhos.

Em 1932, segundo informações da própria marca, Christiansen fundou a Lego ao perceber que os brinquedos de madeira alegravam seus quatro filhos. Ele havia perdido a mulher, e em um exemplo de superação, se reergueu ao mudar de ramo nos negócios.

Dedicação de pai e filho

A fim de alavancar as vendas, um dos filhos do carpinteiro, Godtfred Kirk Christiansen, passou a ajudar o pai no desenvolvimento da Lego, nome que surgiu da expressão “leg godt” (“brincar bem”, em dinamarquês, e “eu monto”, em latim).

Tanto empenho de pai e filho fez com que a marca ficasse conhecida entre revendedores, que eram visitados pessoalmente pelo fundador da marca.

Em 1942, entretanto, um incêndio destruiu a oficina de brinquedos, colocando, mais uma vez, o empenho da família à prova.

O fundador e seu filho construíram uma nova fábrica e, a partir daí, as vendas passaram a aumentar. Nos anos 50, pela dedicação de Godtfred, ele assumiu a direção da empresa.  

A Lego havia se transformado em uma fábrica de brinquedos de plástico, mas ainda sem a divisão em pecinhas, que se tornaria o maior trunfo da marca. 

Em 1954, o filho do fundador colocou, finalmente, a ideia em prática, ao imaginar brinquedos que não fossem entregues prontos às crianças, fazendo com que elas desenvolvessem o raciocínio lógico e a imaginação.    

De acordo com a marca, atualmente, a empresa fornece brinquedos e materiais de ensino para crianças em mais de 140 países.

Em um vídeo comemorativo (em inglês), a Lego contou sua própria história em uma animação bem emocionante:

Lego e inovações