
Um lago que se formou em uma cratera na Índia mudou de cor de uma hora para a outra. A alteração repentina da coloração foi notada por imagens feitas pelo Observatório da Terra da Nasa.
Em pouco mais de duas semanas, a água do Lago Lonar, que era verde, ficou rosa e para descobrir o motivo da mudança, os cientistas coletaram amostras no local.
Mudança de cor do Lago Lonar
O Lago Lonar, também conhecido como Lonar Cratera por ter se formado em uma cratera vulcânica, está localizado no estado centro-oeste da Índia.
Recentemente, imagens feitas pelo Observatório da Terra da Nasa chamaram a atenção de vários cientistas ao comprovar que o Lago Lonar mudou de cor em apenas 16 dias.
Uma foto do dia 25 de maio mostrava o lago na cor verde, já em um registro feito no dia 10 de junho, o lago estava rosa.

Por que a água mudou de cor?
Segundo informações da Nasa, os cientistas especulam que a mudança de coloração seja resultado de um ser vivo microscópico que prospera em águas com altas concentrações de sal. Seria o Halobacteriaceae, um micro-organismo de cor rosa que vive na água com alta salinidade, que também deixa o Hillier na Austrália da mesma cor.

Esse lago australiano também tem um tipo de alga unicelular chamada Dunaliella salina. Quando as condições da água são favoráveis, D. salina é verde, mas em condições estressantes, como alta salinidade ou grandes quantidades de luz, as algas produzem carotenoides protetores, incluindo beta-caroteno vermelho-alaranjado, o que também poderia estar no Lago Lonar.
A Nasa ainda informou que os cientistas já coletaram amostras do lago e estão aguardando resultados do laboratório antes que possam dizer com certeza o que causou a mudança.