“Machika” é palavra de idioma pouco conhecido falado só em 3 ilhas: significado

https://www.instagram.com/p/BeG582JlTvz

A música já é um sucesso global: a canção produzida por Anitta, J. Balvin e Jeon já tem mais de 24 milhões de visualizações no YouTube em apenas 4 dias no ar. A mistura de ritmos caribenhos com uma forte batida pop tem como refrão a palavra “machika”, que inclusive dá nome à obra.

No entanto, “machika” não existe em nenhum dicionário de português, inglês ou espanhol. Somente os habitantes de três ilhas-nações sabem de bate-pronto o que significa a expressão e a qual idioma ela pertence.

“Machika”: qual o significado?

“Machika” é uma palavra tem um significado equivalente ao que em português representa “amassar” – e no vídeo clipe da música é uma espécie de grito de guerra de um comandante para seu exército.

O idioma papiamento

O cantor e compositor Jeon nasceu e cresceu em Santa Cruz, cidade localizada no centro da ilha de Aruba, chamada por seus cidadãos de “ilha feliz”. Só assim mesmo para conhecer o termo “machika”, que pertence ao idioma papiamento, que só é falado em três ilhas do Caribe: além da própria Aruba, também em Bonaire e Curaçao – são apenas 320 mil falantes da língua em todo o mundo.

https://www.instagram.com/p/Bd8OW-Tnvxz

Na terra natal de Jeon, o papiamento é o idioma oficial do país, ao lado do holandês. Este status só foi reconhecido à língua nativa caribenha em 2003, embora já fosse falada por lá desde o século 16, figurando até em documentos oficiais e jornais ao longo dos séculos.

A origem da língua é uma grande mistura. No caldeirão de palavras e expressões que formaram o papiamento estão português, espanhol, francês, holandês, italiano e inglês, além de línguas africanas do oeste do continente e de idiomas de populações nativa-americanas.

O próprio termo “papiamento” tem origem na mistura do verbo português “papear” e do verbo francês “parler”, que significa falar.

Sucesso internacional de Anitta