Graças ao talento de vários artistas e ilustradores digitais, as princesas da Disney tornaram-se realidade e encantaram a vida de muitas crianças ao longo dos anos.
Nem todo mundo sabe, mas antes de se tornarem protagonistas de seus filmes de animação, várias dessas princesas existiram de verdade ou foram inspiradas por mulheres reais.
Porém, ao contrário dos contos de fadas que Disney produziu para elas, algumas dessas princesas não tiveram histórias de vida muito felizes.
Pocahontas
Em 1995, a Disney nos apresentou a história poderosa e inspiradora de Pocahontas, embalada por canções épicas como “Colors in the Wind”.
A jovem e corajosa filha do chefe da tribo indígena Powhatan realmente existiu, mas sua vida real está longe do que vimos na tela. Seu nome era na verdade Amonute e as pessoas mais próximas a ela a conheciam como Matoaka.
Nascida por volta de 1596, Pocahontas tinha cerca de 12 anos quando conheceu John Smith. Ela não era a jovem de vinte e poucos anos que vemos em sua versão animada.
Esse grande detalhe muda a imagem que tínhamos da relação dela com o inglês – se é que existia – porque nos faz erguer as sobrancelhas por ela ser apenas uma menina.
Nesse sentido, também fica a dúvida se Pocahontas realmente salvou a vida de John Smith. O lendário evento foi revelado pelo próprio Smith, mas os historiadores não têm certeza da veracidade da história.
Alguns acreditam que Smith interpretou mal uma cerimônia da tribo Powhatan, enquanto outros sugerem que toda a trama tenha sido uma invenção dos britânicos.
Na vida real, Pocahontas não teve nenhum caso de amor. Ela foi sequestrada e forçada a se casar com John Rolfe, um colono comerciante de tabaco inglês. Mais tarde ela foi levada para a Inglaterra, onde infelizmente adoeceu e morreu aos 21 anos de idade.
Mulan
Em 1998, a Disney nos cativou com a incrível história de Mulan, que sem dúvida se tornou uma das mulheres mais duronas das animações ao se passar por homem e, assim, ser capaz de se alistar no exército imperial.
Esta mulher intrépida e corajosa foi inspirada em Hua Mulan, protagonista de um conto chinês que data do século VI. Nesse texto popular, Mulan também se disfarça de homem para ocupar o lugar de seu pai idoso no serviço militar. A diferença é que ela permanece 12 anos longe da família, travando guerras sangrentas.
Não há realmente nenhuma evidência de que Hua Mulan existiu além das palavras deste conto. No entanto, é difícil para historiadores e antropólogos provar ou refutar esses tipos de histórias épicas.
A verdade é que a lenda de Mulan está profundamente enraizada na cultura chinesa. Os especialistas ainda não concordam em determinar se Hua Mulan era uma pessoa real ou simplesmente a heroína ideal de um mito.
A possibilidade, porém, não está totalmente descartada, pois realmente existiram mulheres guerreiras e elas decidiram pegar em armas para defender seu país na China antiga.
Rapunzel
Em 2010, o 50º filme de animação da Disney apresentou Rapunzel e seus lindos cabelos longos em “Enrolados”.
Embora essa princesa, como muitos outros personagens da Disney, tenha sua origem mais popular nos contos dos Irmãos Grimm, acredita-se que a donzela de cabelos compridos tenha aparecido em outras obras literárias anteriores.
Uma dessas histórias é o conto italiano “Petrosinella”, escrito por Giambattista Basile em1634, que conta uma história semelhante à dos Grimm.
Acredita-se que Petrosinella tenha sido inspirada em Santa Bárbara, também conhecida como Bárbara de Nicomédia, uma mártir cristã nascida no início do século III que, segundo a tradição, foi trancada por seu pai em uma torre para evitar que se casasse jovem e se convertesse à Cristandade.
Anastasia
Em 1997, a 20th Century Fox nos apresentou a uma das maiores princesas distantes da Disney: Anastasia.
O filme é inspirado na vida de Anastasia Nikoláyevna, a filha mais nova do Imperador Nicolau II, o último czar da Rússia Imperial.
Durante sua infância, ela podia desfrutar de travessuras e outros momentos engraçados com suas irmãs, mas quando a Revolução Russa eclodiu em 1917, seu pai teve que abdicar do trono.
A partir daquele momento, Anastasia passou a viver um pesadelo que começou com uma prisão domiciliar e finalmente terminou com o assassinato dela e de sua família em 17 de julho de 1918.
Princesas da Disney em versões modernas
- Artista retrata princesas Disney na pandemia: de moletom e máscara
- E se as princesas Disney vivessem no mundo de hoje? Artista mostra como seriam
- Artista vestiu princesas da Disney com novos looks e elas ficaram ainda mais lindas
Original Author: Raquel Ortiz Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/raquel-ortiz
Original ID value: 229928
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/cine/229928/princesas-de-disney-que-existieron-en-la-vida-real-sus-historias-fueron-mas-tristes