Na ONU, Harry homenageia jornada humanitária de Lady Di ao recordar foto com Nelson Mandela

por | jul 19, 2022 | Mundo

Em tributo ao Dia de Nelson Mandela, príncipe Harry fez um discurso à Assembleia Geral da ONU em Nova York e relembrou os serviços prestados por sua mãe, a princesa Diana. O duque de Sussex referenciou o encontro entre Lady Di e Mandela em Cape Town, em 1997, quando a princesa de Gales conheceu o então presidente sulafricano.

Príncipe Harry homenageia Lady Di em discurso

Harry usou uma lembrança especial para homenagear sua mãe, a princesa Diana: ele recordou uma foto de Lady Di e Nelson Mandela, feita apenas cinco meses antes de sua morte. “Em minha parede, e em meu coração todos os dias, está uma imagem de minha mãe e Mandela em um encontro em Cape Town, em 1997”.

Fotografia histórica de Nelson Mandela e Lady Di em Cape Town, em 1997.
ANNA ZIEMINSKI/AFP via Getty Images

A fotografia em questão foi dada à família pelo arcebispo Desmond Tutu, em 2019. “Quando eu olhei para essa foto pela primeira vez, o que saltou aos meus olhos foi a alegria no rosto de minha mãe, o carisma, até a ousadia; o puro prazer de estar em comunhão com outra alma tão comprometida com o serviço humanitário”, descreveu Harry.

O príncipe ainda mencionou que o continente africano é onde se sente mais próximo de Diana, e que por isso concentrou grande parte de seus trabalhos sociais no local. “Desde que visitei a África pela primeira vez aos 13 anos, sempre encontrei esperança nesse continente. Tem sido um lugar onde encontro paz e cura (…). É onde me sinto mais próximo de minha mãe e onde encontrei consolo após sua morte”.

Príncipe Harry fez discurso na ONU ao lado de Meghan Markle.
Michael M. Santiago/Getty Images

Harry complementou que também foi na África onde teve certeza de que tinha encontrado o amor verdadeiro com Meghan. “Foi onde tive certeza que encontrei uma alma gêmea em minha esposa. E é por isso que grande parte do meu trabalho está baseado lá”. Os dois fizeram uma viagem de cinco dias para Botsuana poucas semanas antes de começarem a namorar, e voltaram ao país em 2017.

Família real