A atriz Ana Hikari, que interpreta a personagem Tina na novela Malhação – Viva a Diferença, da TV Globo, denunciou um ato de racismo sofrido no estacionamento de um restaurante. E o alvo do crime foi seu próprio pai, Almir Almas, professor de Cinema na Universidade de São Paulo, que é negro.
Pai de atriz é alvo de racismo em restaurante
https://www.instagram.com/p/BDqNVVGGDnl
Em sua conta no Twitter, a atriz relatou o ocorrido no restaurante. O nome do estabelecimento foi omitido por Ana, que também afirmou que ela e o pai vão realizar um boletim de ocorrência em uma delegacia especializada.
Além de evidenciar o preconceito relacionado à cor da pele, Ana deixa claro os efeitos do racismo em quem sofre o ato racista e em sua família.
“Acabaram de abordar meu pai no estacionamento de um restaurante gritando “QUE QUE VOCÊ QUER AQUI?”, contou Ana. “Ninguém pode tratar ninguém dessa maneira! Muito menos por causa da cor! Isso é um absurdo. Racismo é crime, gente! Presumir que alguém vai “assaltar um estabelecimento” por causa da cor dela é crime!”, continuou a denunciar.
Após receber apoio de muitos de seus fãs e seguidores, a atriz agradeceu e informou que irão tomar providências quanto ao crime sofrido. “Galera, obrigada pela preocupação. Meu pai está melhor. Passei o dia inteiro com ele, pesquisando as melhores maneiras de lidar com essa situação (que, infelizmente, não é a primeira e não será a última). Vamos abrir um boletim de ocorrência em uma delegacia especializada”, postou.
“No mais, eu nem sei muito o que dizer ou fazer. Eu to muito triste, porque isso é uma situação que não é pontual. Não acontece só com meu pai…Isso tem nome… acontece por conta da desigualdade racial que vivemos. Eu to cansada de ver isso acontecer no mundo. Fico mal. E também to cansada de ver meu pai, uma das pessoas mais importantes da minha vida, sofrer com isso. Isso rasga meu coração, de verdade”, concluiu.
Veja as postagens completas da atriz:
Acabaram de abordar meu pai no estacionamento de um restaurante gritando “QUE QUE VOCÊ QUER AQUI??”
— Ana Hikari (@_anahikari) February 25, 2018
Velho ninguém pode tratar ninguém dessa maneira! Muito menos por causa da cor!! Isso é um absurdo.
Racismo é crime gente!!
Presumir que alguém vai “assaltar um estabelecimento” por causa da cor dela é CRIME!!!— Ana Hikari (@_anahikari) February 25, 2018
Galera, obrigada pela preocupação. Meu pai está melhor.
Passei o dia inteiro com ele, pesquisando as melhores maneiras de lidar com essa situação (que, infelizmente, não é a primeira e não será a última).
Vamos abrir um boletim de ocorrência em uma delegacia especializada +
— Ana Hikari (@_anahikari) February 26, 2018
Voltamos no estabelecimento e conversamos com a gerente e já entraram em contato com o supervisor da empresa que cuida do estacionamento (que é responsável pelo funcionário). Estamos aguardando alguma resposta…
— Ana Hikari (@_anahikari) February 26, 2018
No mais eu nem sei muito o que dizer ou fazer. Eu to muito triste, porque isso é uma situação que não é pontual. Não acontece só com meu pai…
Isso tem nome… acontece por conta da desigualdade racial que vivemos.Eu to cansada de ver isso acontecer no mundo. Fico mal.
— Ana Hikari (@_anahikari) February 26, 2018
E também to cansada de ver meu pai, uma das pessoas mais importantes da minha vida, sofrer com isso.
Isso rasga meu coração, de verdade.
— Ana Hikari (@_anahikari) February 26, 2018
Racismo no Brasil
- Campeã olímpica sofre com racismo no Rio: “Preto não pode andar de táxi?”
- Solidariedade à Titi: todos querem fim do racismo e pais tomam medida legal
- Mulheres alvo de racismo: Ludmilla é nova vítima de haters criminosos