
Os fenômenos astronômicos são uma ótima oportunidade para ver belas manifestações naturais no céu. Para ficar preparado, confira abaixo os principais eventos desse tipo que serão visíveis no Brasil em 2020:
Fenômenos astronômicos visíveis em 2020
Superlua
O fenômeno que deixa a lua com aparência maior e mais brilhante acontece quatro vezes em 2020: 9 de fevereiro, 9 de março, 8 de abril e 7 de maio. Apesar de parecer bem maior do que o normal, a Superlua só passa a impressão de ser “super”.
Nesses dias, a lua cheia coincide com períodos em que o satélite está um pouco mais próximo da Terra, por isso parece tão gigante. Mesmo sendo apenas aparência, é um fenômeno bem bonito de se observar.

Mercúrio visível
No dia 24 de março, o planeta atinge o maior alongamento ocidental do ano. Na maior parte do tempo, Mercúrio “some” no brilho do sol. No período de maior alongamento ocidental, é possível observar o planeta por ele estar mais distante do astro. O melhor período para olhar para o céu em busca de Mercúrio é um pouco antes no nascer do Sol.
Chuva de meteoros
Haverá uma chuva de meteoros no mês de abril, com maior visibilidade entre os dias 21 e 23. É possível que dê para enxergar o fenômeno durante a madrugada, especialmente em locais bem escuros. Mas só será possível saber com precisão os locais e horários quando o evento ficar mais próximo.

Eclipse Lunar Penumbral
No dia 5 de julho e 30 de novembro, a lua ficará um pouco mais escura porque passará sobre a sombra da Terra, ficando na penumbra. O fenômeno será visível em toda a América do Sul durante a noite.
Júpiter na oposição
O maior planeta do nosso sistema ficará em oposição ao sol, o que aumentará bastante sua visibilidade no céu. É uma ótima oportunidade para observar o astro, principalmente com um telescópio. Quem gosta de fazer fotos astronômicas também não pode perder a chance de ver Júpiter bem grande e brilhante.

Eclipse solar total
Neste fenômeno, a lua passa entre a Terra e o sol, bloqueando parcialmente ou totalmente a luz do astro. Esse tipo de eclipse, que acontecerá em 2020 no dia 14 de dezembro, é um dos mais belos, já que deixa apenas um “contorno” no sol visível.
Mas atenção: não é recomendável olhar diretamente para ele. No Brasil, o fenômeno poderá ser visto parcialmente em todas as regiões, exceto Nordeste e Norte.

Conjunção de Júpiter e Saturno
No dia 21 de dezembro, os dois planetas farão ficarão bem próximos um do outro, o que, aqui na Terra, dará a impressão de um só grande planeta. A conjunção, no entanto, terá uma curta duração de cerca de sete minutos no começo da noite. Também será possível observá-los a olho nu.
Fenômenos astronômicos
- Superlua: entenda o fenômeno e por que ele acontece
- Sol e Lua: entenda o que acontece durante um eclipse
- Superlua de sangue de lobo: fenômeno astronômico raro