Intuição feminina > Interpretação pessoal

O xis da questão é saber interpretar a este recado. Relacionar dados objetivos e subjetivos requer bastante atenção. Geralmente, o lado racional tende a ignorar as emoções e aí fica mais difícil unir fatos que não têm nenhuma aparente ligação prévia. É por isso que, nem sempre, é possível interpretar os avisos ao pé da letra. Foi o que aconteceu com a jornalista Alessandra Sciammarella. “Meu marido tinha viajado naquele dia. Telefonei sem pretensões e, de repente, tive uma crise de choro. Não sei explicar o que aconteceu. Não era saudade e também não tive nenhum pressentimento explícito. No dia seguinte, naquele mesmo horário, ele sofreu um grave acidente de carro. Percebi, então, que poderia ter sido uma intuição”, conta.

Vinte minutos de calma, introspecção, de voltar-se para dentro duas vezes ao dia, percebendo a respiração e a harmonia do organismo, é uma boa receita para desenvolver a intuição

Desenvolvendo a intuição

Culturalmente, os homens têm maior dificuldade quando o assunto são as emoções. Desde bem pequenos são educados para reprimirem seus sentimentos para que se tornem fortes. Mas, rapazes, não fiquem tristes. É possível desenvolver um pouquinho desta percepção, tão comum entre as mulheres. “O caminho mais sólido para a intuição é desenvolver a capacidade meditativa. O poder de reflexão e o afastamento do burburinho do dia-a-dia são peças-chave para o desenvolvimento da intuição”, ensina o especialista.

Calma! Isso não quer dizer ficar horas mergulhado em profunda meditação ou entoando mantras o dia todo. “Vinte minutos de calma, introspecção, de voltar-se para dentro duas vezes ao dia, percebendo a respiração e a harmonia do organismo, é uma boa receita para desenvolver a intuição”, ensina o Dr. Portner. Albert Einstein, por exemplo, fazia palavras cruzadas para aguçar a percepção. E é bom lembrar que em casos de estresse a intuição desaparece totalmente. “Quem é cronicamente estressado jamais será intuitivo”, observa o médico.

A professora de yoga Tainá Fonseca conseguiu aumentar sua capacidade intuitiva quando começou a ficar um tempo a sós consigo mesma. “Isso fez com que eu começasse a ouvir mais o meu eu. E hoje sempre escuto os seus conselhos quando ele grita dentro de mim. Já escapei de um assalto quando ouvi aquele sussurro me dizendo para seguir em frente ao invés de virar à direita, que era o meu caminho normal. No dia seguinte, soube que diversos carros foram roubados em uma das ruas que eu passaria”, conta.

Espaço à emoção

Também é bom ressaltar que as percepções só afloram quando deixamos o racional em segundo plano. Ele não precisa desaparecer, só ceder um espacinho à emoção. “Somente o cérebro pode integrar razão e emoção em um mesmo plano e em doses apropriadas para a intuição. A razão sozinha fecha as portas para o que ainda não aconteceu; só a emoção é como rádio sem bateria, nada se escuta. Por isso, a intuição precisa de ambos”, atesta o Martin Portner.

O melhor mesmo ter sensibilidade para escutar esses ecos e prestar atenção aos insights. Isso pode te poupar um lamento e tanto por não ter seguido sua “voz interior”. Lembre-se de que ela pode mudar uma vida. E, então, pronta para ouvi-la?

Leia também:

– Escute sua intuição – Para acabar com o ruído de comunicação entre você e sua voz interior, a chamada intuição.