Com a aproximação da virada de ano, muita gente se vê prestes a viajar durante as férias de verão e, por mais que muitos se programem com antecedência, fazer as malas requer uma olhadinha na previsão do tempo – que, para os meses de janeiro, fevereiro e março, promete um bocado de chuva por quase todo o País e temperaturas abaixo do normal.
Previsão do tempo para janeiro
Segundo informações do Instituto Climatempo, o verão de 2020 no Brasil será “neutro”, ou seja, não sofrerá com os fenômenos meteorológicos El Niño e La Niña, mas isso não significa que o período será algo constante, com todos os dias marcados por sol e calor. Isso porque, de acordo com o Instituto, um resfriamento do Atlântico Sul potencializa frentes frias lentas e chuvosas.
Em geral, quanto à previsão do tempo para janeiro, o Instituto afirma que praticamente todas as regiões terão chuva acima da média, mas cada uma delas trará suas particularidades com relação a temperaturas:
Região Sul
Nesta área do País, deve haver chuvas irregulares, mas abaixo da média esperada para a época. Quanto ao calor, a temperatura não chega a níveis extremos e fica levemente abaixo do normal deste mês.
Região Sudeste
Nesta área, a previsão é de muita instabilidade e a possível formação de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), grandes faixas de nuvens carregadas que é responsável por um período de chuvas frequentes e volumosas (neste caso, sobre a região Sudeste). Já quanto ao calor, é esperado que as temperaturas fiquem abaixo do normal, mas sem chegar a ficar frio.
Região Centro-Oeste
Na região do Mato Grosso do Sul, é esperado muito sol e calor acima do normal, enquanto as outras áreas do Centro-Oeste devem apresentar uma situação parecida com a do Sudeste – ou seja, temperatura mais baixa do que o esperado para a época do ano e a possível formação das ZCAS (algo que, por consequência, também traz muitas chuvas).
Região Nordeste
Em toda esta região, a previsão é de bastante chuva para o mês de janeiro, bem como menos calor do que o esperado para esta época do ano.
Região Norte
Nas áreas do Tocantins e de Rondônia, é esperado que haja chuvas acima da média, bem como temperaturas abaixo do esperado. Já nos outros estados do Norte, a previsão é de muito sol, calor e pancadas de chuva resultantes das altas temperaturas.
Restante do verão
Nos meses restantes do verão, de fevereiro e março, a tendência é que várias regiões conservem o excesso de chuvas e as temperaturas abaixo da média (com destaque para o Sudeste, que sofrerá com esta instabilidade até o fim do verão, e para o Norte, que terá um calor acima da média).