A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com a Nike, lança a campanha “Veste a Garra”, com novas camisas para a seleção brasileira. A novidade, que embala a equipe para a Copa do Catar 2022, se inspira na onça-pintada para simbolizar o espírito de luta e resiliência do povo brasileiro.
Nova camisa da seleção
Inspirada na “garra brasileira”, a campanha intitulada “Veste a Garra” lança as novas camisetas da seleção, que tem estampa inspirada na onça-pintada. De instinto feroz, o felino já é símbolo nacional, e no esporte, também representa o estilo de jogo brasileiro.
Para representar o lema de garra, a campanha reuniu lendas do esporte e ícones da nova geração que projetam esse orgulho nacional. Entre eles, estrelam a campanha jogadores como Richarlison, Philippe Coutinho e Adriana, o atleta olímpico Paulo André, o ex-jogador Ronaldo, a judoca Rafaela Silva, entre outros.
A coleção conta com duas camisetas, amarela e azul, que apostam em tons e estampas vibrantes. O padrão da onça-pintada está presente em ambas, além de referências às três cores da bandeira nacional brasileira. Na parte interna da peça, um grafismo especial homenageia a “garra brasileira”, conforme o lema da campanha.
Confira algumas fotos das camisetas:



Design sustentável
A inspiração na fauna brasileira também traz um propósito sustentável. Os uniformes são feitos 100% de poliéster reciclado de garrafas plásticas, que segundo comunicado da Nike à imprensa, “reduzem o desperdício e o impacto (ambiental) sem comprometer o desempenho das peças”.
O uniforme de alta performance utiliza tecnologias rigorosas que pensam na leveza de materiais. As novas camisetas são ventiladas para esfriar os pontos exatos e mais necessários do corpo do atletas.
A criação dos uniformes também foi feita usando protótipos digitais, visando a redução de resíduos. Ainda segundo a nota, a prática da sustentabilidade se estende aos “uniformes de treino, às camisas pré-jogo, as jaquetas para execução do hino e às coleções para torcedores”. Segundo a Nike, esta é a primeira vez que mais de 75% de sua linha de vestuário de futebol é feita em poliéster 100% reciclado. “Essa ênfase cada vez maior no uso de métodos sustentáveis de produção para toda a coleção confere uma escala e uma amplitude inéditas para o design ecológico nunca vista antes em toda a linha de futebol da Nike”, afirmam, em nota.
As primeiras peças da nova coleção estarão disponíveis exclusivamente para Membros Nike no site oficial da marca, a partir desta segunda (8). Já no dia 12 de agosto, chegam a todo o mercado brasileiro.