Ter a identidade roubada é um dos maiores perigos de permanecer online. Por isso, se conscientizar da necessidade de se proteger é o primeiro passo para garantir a segurança.
Leia também: 6 maneiras de comprometer sua privacidade na internet
Confira, a seguir, 6 formas de cuidar da sua segurança nas redes sociais:
#6 Não use nome e sobrenome
É muito difundida por usuários do Facebook que criam perfis falsos, em que seus verdadeiros nomes e sobrenomes não aparecem, para que não se corra o risco de prejudicar informações pessoais.
#5 Autenticação em dois passos
Este tipo de autenticação é uma contrassenha, que se caracteriza pela obrigatoriedade de inserir um código de texto específico que a rede social envia ao seu telefone a cada tentativa de login. Este serviço foi aprimorado por empresas como Apple, Microsoft, Twitter, Google e Facebook.
#4 Perguntas de segurança? Minta
Muitos serviços costumam fazer ‘perguntas de segurança’, como o nome do seu pai ou local de nascimento. Respondê-las corretamente não garante segurança alguma para o usuário; uma rápida investigação na internet pode fazer com que os mal intencionados cheguem a essas respostas, comprometendo sua segurança. Quando uma rede social fizer uma pergunta dessas, o mais seguro é mentir.
#3 Navegação privativa
Se você costuma compartilhar o seu computador com outros usuários e não quer que vejam os sites que acessa, o melhor a fazer é ativar a opção ‘Navegação privativa’ de seu browser. Essa opção permite eliminar cookies, arquivos temporários e histórico após a utilização.
#2 Cuidado com os estranhos
Quando receber solicitação de amizade de um estranho, desconfie. O melhor a fazer é recusar o convite. Mas, se optar por aceitar, pode deixar seus dados vulneráveis a elas, incluindo informações pessoais e dados de localização.
#1 Gerenciador de senhas
Muitas pessoas costumam usar a mesma senha para todas as contas. Mas, imagina se ela é descoberta: todas as outras redes sociais ficam comprometidas. Uma forma de evitar que isso aconteça é usar um gerenciador de passwords, que vai ajudar a controlar as contrassenhas e criar uma senha forte bem difícil de ser hackeada.