7 mudanças que WhatsApp fez em 2019 e muita gente nem percebeu

O ano de 2019 foi de muitas mudanças para o WhatsApp — algumas delas fizeram parte da política da empresa de combater as fake news, que são muito disseminadas pelo aplicativo. Outras chegaram para melhorar a experiência do usuário e também para aumentar a segurança. Confira algumas atualizações que você pode nem ter percebido:

Mudanças do WhatsApp em 2019

Escolher quem pode te adicionar em grupos

O aplicativo liberou uma função que permite escolher quem pode adicionar o usuário a grupos. Dá para optar por “Todos”, “Meu contatos” e “Meus contatos, exceto…”. Caso a pessoa não queira que ninguém a adicione em grupos, precisa colocar cada um dos contatos na lista.

Limite de encaminhamento de mensagens

Uma nova regra no aplicativo determinou que os usuários só poderiam encaminhar mensagens para até cinco conversas por vez — esse número já chegou a 200 no passado. De acordo com a empresa, a medida foi implementada para diminuir a propagação de fake news.

Vídeos em janela pop-up

Os vídeos que o usuário recebe pelo aplicativo podem ser assistidos em uma janela pop-up que fica em miniatura. Funciona até quando a pessoa sai da janela da conversa em que recebeu o vídeo.

Responder mensagens de grupo em particular

Com a atualização lançada no começo do ano passado, o usuário consegue selecionar uma mensagem específica em um grupo e respondê-la em particular para o contato. Antes, era necessário abrir a janela da conversa.

Reproduzir áudios automaticamente

A função permite a reprodução de mensagens de voz automaticamente e em ordem quando o usuário aperta o play para ouvir a primeira delas. É uma mão na roda para quem recebe vários áudios em sequência.

Desbloqueio por digital

Com a ferramenta de proteção, o WhatsApp pede a impressão digital do usuário para liberar o uso do aplicativo mesmo que o celular esteja desbloqueado. Dá para escolher entre três opções de bloqueio automático após o uso: imediatamente, depois de um minuto ou depois de 30 minutos.

Sinalização de mensagem encaminhada com frequência

O usuário só pode encaminhar uma mensagem para até cinco conversas por vez. Mas, se “parcelar” os encaminhamentos, consegue mandar para muito mais gente. Ao ultrapassar o limite de cinco envios, a pessoa será informada que a mensagem aparecerá com a sinalização de “encaminhada com frequência”.

Novidades do WhatsApp