Apagão cibernético paralisa voos e serviços de comunicação ao redor do planeta: entenda o que aconteceu

por | jul 19, 2024 | Tecnologia

Não há comprovações de que o apagão desta sexta-feira (19) tenha ocorrido por ciberataque

Nesta sexta-feira (19), um apagão cibernético está provocando atrasos em voos e afetando serviços bancários, ferroviários e de comunicação ao redor do mundo inteiro.

A causa ainda não foi definida oficialmente, mas muitas das empresas prejudicadas apontaram um problema técnico com softwares da empresa de segurança CrowdStrike em sistemas Windows, da Microsoft. Não há evidências de ataque de hackers.

Apagão cibernético

apagão
Aeroporto (Reprodução/FreePik)

Devido ao apagão, companhias aéreas como American AirlinesUnited e Delta, que são as principais dos Estados Unidos, paralisaram todos os voos, que só devem decolar nas próximas horas. Contudo, as viagens que já estão em curso continuarão normalmente.

De acordo com o G1, companhias aéreas do aeroporto internacional de Singapura também sofreram interrupções. Na Austrália, a Sky News Australia, canal de notícias, está parcialmente fora do ar, enquanto ainda há filas no aeroporto de Sydney, capital do país. Já no Brasil, alguns apps de bancos estão fora do ar.

A CrowdStrike, apontada como a responsável pelo apagão por enquanto, oferece serviços de cibersegurança e conta com grandes empresas como clientes. Em nota oficial, ela anunciou que a questão já está sendo resolvida.

“O problema foi identificado, isolado e um concerto está sendo feito. Encaminhamos os clientes ao portal de suporte para as mais recentes atualizações e vamos continuar oferecendo atualizações completas e contínuas em nosso site.”

Atualidades