Um aplicativo instalado nos celulares Android está acabando com os dados móveis de alguns usuários, por uma falha reportada por alguns deles em fóruns da internet. O Google News, no Brasil, “Google Notícias”, tem consumindo “quantidades excessivas” de dados em segundo plano.
Um aperto e tanto para quem viu o pacote de internet se esgotando e nem fazia ideia de que o Google News estava ali, escondido, abocanhando boa parte de seus dados e gerando até cobranças extras. Mas, há duas formas de desabilitar a função.
Aplicativo consome dados móveis: Google News
O bug no aplicativo Google News, aquele agregador de notícias que traz as principais manchetes ao redor do mundo, gerou uma onda de usuários insatisfeitos. O app consumiu os dados móveis de alguns, que reportam o problema no fórum do produto desde junho.
Um deles comentou que, do dia para noite, viu 14 GB sendo jogados “no ralo” por conta do problema.
Em resposta aos participantes, a gerente de relacionamento do Google News afirmou no próprio fórum que a empresa recebeu os relatos e que as equipes “estão atualmente investigando e trabalhando para uma correção”. Até agora, a questão não foi oficialmente resolvida.
Acontece que os relatos não param de chegar na página de Ajuda do Google News. O que os clientes explicam é que, durante a noite, o celular se desconecte do Wi-Fi (o que acontece quando o sinal está bem fraquinho, por exemplo) e, então, o app passa a gastar os dados móveis para fazer as devidas atualizações das notícias.
Como resolver
Há basicamente duas formas de resolver isso, caso você perceba que, em seus gastos de internet, o Google Notícias está dando prejuízo.
O primeiro é desativar os dados em segundo plano. Vá em “Rede e internet”, “Uso de dados”, “Uso de dados móveis, “Google Notícias” e desative o “Dados em segundo plano”. O outro jeito é deletar o aplicativo mesmo.
Aplicativos para celular
- Apps podem acessar câmera sem você querer: como evitar
- 5 apps para substituir o WhatsApp: alternativas boas
- Aplicativos que ajudam a emagrecer: conheça