É de se esperar que os usuários do Instagram tenham curiosidade para saber quem visitou seu perfil — até aí, nada de novo. O problema começa quando essa curiosidade coloca a segurança digital em risco, o que pode acontecer em situações nas quais o usuário apela para sites ou aplicativos que garantem revelar a tal lista de visitantes.
O Stalkci, um desses sites e apps, tem prejudicado algumas pessoas ao prometer mostrar os “stalkers”. Veja abaixo quais são os riscos de confiar em programas assim:
Site promete revelar quem visitou seu Instagram
Para que o site mostre a suposta lista de visitantes do seu perfil, é preciso fornecer o login e senha. É aí que mora o perigo, segundo Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky, empresa de segurança online.

“Essa tática de oferecer um recurso que a rede social não disponibiliza é antiga e já aconteceu no Orkut, Facebook, WhatsApp e em vários outros”, diz o especialista.
Fabio explica que essa técnica fraudulenta pode ser usada para acessar a conta do usuário para coletar informações de outros contatos. Também é possível disparar links maliciosos, por exemplo.
Se você recebe uma mensagem no Instagram de um amigo pedindo que você acesse um link, dificilmente vai desconfiar. Caso o acesso seja realizado, o computador ou celular podem ficar mais vulneráveis a ataques.

Usar ferramentas como o Stalkci também pode causar a perda da conta. “Com as informações em mãos, o fraudador pode alterar a senha e o usuário perde o acesso”, esclarece o especialista.
“Pode acontecer também de o próprio Instagram banir a conta”, explica. Quando o Instagram detecta atividades como spam, é comum que o usuário não consiga mais acessar seu perfil.
Como se proteger de fraudes no Instagram
O mais importante é não dar sua senha para sites como esse, que prometem recursos não disponibilizados pelo Instagram. “Se esses sites te pedem login e senha de alguma rede social, desconfie”, orienta Fábio.

De acordo com o analista, existem alguns tipos de acesso que podem ser considerados seguros. É o caso de joguinhos e outros aplicativos que usam as redes sociais. Mas, nesse caso, não é necessário fornecer senha.
“O acesso é autorizado pelo usuário e pela própria rede social, que tem o controle. A pessoa também pode revogar essa licença a qualquer momento”, indica.
Se você quer muito saber quem visita seu perfil, saiba que não vai encontrar uma resposta. “O Instagram tem esses dados, mas ele não disponibiliza, não é público”, comenta.

No caso do Stalkci, Fabio conta que a suposta lista de visitantes é aleatória e muda a cada acesso. Ou seja: não funciona e é perigoso.
Caso você já tenha caído no golpe, o primeiro passo é alterar a senha imediatamente. “Mas é preciso que seja uma senha única, que você não use em outros lugares, e que seja complexa, nada de data de aniversário”, ensina o analista.
O segundo passo é desinstalar qualquer tipo de programa desconhecido que tenha sido baixado no computador ou celular sem seu consentimento. É importante também usar um antivírus para detectar qualquer problema que apareça.
Segurança digital
- Clonar WhatsApp está cada vez mais comum e pode expor suas conversas
- Segurança virtual: 5 ameaças digitais que merecem atenção
- Como um hacker consegue roubar senhas? Entenda quais são os caminhos