Há vida digital após a morte? Apple testa recurso para definir “herdeiros” de dados

por | jan 6, 2022 | Tecnologia

A Apple disponibilizou um recurso curioso para seus usuários nas últimas semanas.

Disponível para todos que possuem um ID Apple configurado em iPhones com iOS 15.2 ou superior, a função é bastante útil para guardar dados, porém, pode soar um pouco mórbida para alguns clientes.

Apple libera recurso de “Legado Digital”

Apelidado de “Legado Digital”, o programa da Apple é um recurso que permite ao usuário escolher contatos de segurança para acessarem seus dados armazenados no iCloud em caso de morte.

É isso mesmo: com o Legado Digital, você pode escolher “herdeiros” de seus dados após o seu falecimento.

O recurso é uma forma segura de transmitir informações sérias, como fotos, documentos e anotações, a entes e pessoas queridas. Com ele, deixa de ser necessário o compartilhamento de senhas, pois você só precisa configurar quem terá o próximo acesso.

Com a constante necessidade de autenticação de acesso a informações pessoais por senhas e criptografias, o recurso se prova muito útil para determinadas situações.

Como funciona o Legado Digital

Para liberar o acesso ao recurso, o usuário terá que passar por um processo de rígidas práticas de segurança, que garante a veracidade do acesso.

Portanto, o ente querido ou contato habilitado como herdeiro pelo usuário deverá enviar um atestado de óbito e ter seu pedido analisado antes do acesso ser liberado.

O herdeiro terá um período de até três anos para coletar, baixar, copiar ou apagar os dados antes que sejam excluídos pela Apple, mediante requisição.

Quais dados estarão disponíveis aos herdeiros do Legado Digital?

Os contatos herdeiros terão acesso à maioria de suas informações armazenadas no iCloud.

Entre os dados disponibilizados, estão fotos, notas, contatos, mensagens, lembretes, eventos do calendário, arquivos armazenados no iCloud Drive, backup do iCloud, histórico de chamadas, lista de favoritos do Safari e Lista de Leitura, e informações de saúde do usuário.

No entanto, alguns dados não podem ser acessados por ninguém. Entre eles, estão: chaves do iCloud, senhas do Safari, dados do cartão de crédito, cartões cadastrados do Apple Pay, filmes, músicas, livros e assinaturas feitas pelo dono da conta.

O backup dos dados pode ser feito em qualquer iPhone ou iPad. Alguns dados também estão disponíveis para acesso via Mac.

Como adicionar um herdeiro ao Legado Digital

iPhone
Getty Images

O processo para adicionar pessoas como herdeiros de sua conta é bem simples. Primeiramente, basta atualizar seu iPhone ou iPad com a versão iOS/iPad 15.2 e posterior.

Abrindo o app Ajustes, o usuário deve prosseguir para a aba de “Senha e segurança”. Em seguida, tocar na opção “Contato herdeiro” e, depois, em “Adicionar Contato de Legado”.

Também deverá ser realizada a autenticação biométrica no dispositivo. A seguir, deve selecionar as pessoas a partir do Compartilhamento Familiar ou da própria agenda de contatos.

Por fim, o usuário pode confirmar as escolhas enviando uma mensagem para compartilhar a chave de acesso à conta ou imprimir uma cópia.

Ao enviar a mensagem, o dispositivo da pessoa herdeira irá armazenar a chave de acesso nas configurações do ID Apple. Se o aparelho não estiver atualizado, ela terá apenas o acesso à chave na caixa de entrada.

Também é possível remover o contato seguindo na mesma seção de “Contato herdeiro”.

O herdeiro eleito como contato correspondente pode fazer a solicitação de acesso aos dados através de um aparelho Apple atualizado ou por meio do site digital-legacy.apple.com.

A partir do acesso, é preciso inserir a chave enviada anteriormente e enviar o atestado de óbito da pessoa que te adicionou ao Legado. Pelo iPhone ou iPad, os passos também são pela aba de Ajustes.

Apple: saiba mais curiosidades