IMEI é uma sigla em inglês do termo International Mobile Equipment Identity (identidade internacional de equipamento móvel, em tradução livre). Trata-se de uma sequência de 15 números exclusiva que todo celular tem ao redor do planeta – é algo equivalente ao chassi de um carro.
O que significam os dígitos do IMEI?
A sequência de 15 números tem uma lógica específica. O primeiros 6 dígitos são referentes ao local no qual o telefone foi produzido – é chamado de TAC (Type Allocation Code).
Os 2 números seguintes indicam qual é a empresa fabricante do celular – é o FAC (Final Assembly Code). Por fim, há mais 6 dígitos para definir o número de série do aparelho e 1 dígito final, com função de código verificador.

Como identificar o IMEI do meu celular?
Há uma forma de reconhecer o IMEI de seu aparelho sem sequer ligá-lo. Todo celular tem o número escrito em algum item da caixa quando sai do fabricante: ele pode aparecer na caixa, em um cartão ou mesmo na parte de trás do dispositivo ou em um adesivo junto ao aparelho.
Com o celular em mãos, você pode identificá-lo de duas maneiras. No menu Ajustes ou Configurações, procure o item “Sobre o Celular”. Aí entrar neste recurso, encontram-se várias informações sobre o aparelho, inclusive o IMEI. Mais fácil ainda é digitar *#06# e “ligar”: automaticamente o IMEI surgirá na tela.
Uso em caso de roubo e para checar origem do seu celular
A função mais importante do IMEI para nós, consumidores, é usá-lo para bloquear o celular. Em caso de perda, furto ou roubo, se tiver o código em mãos, uma simples ligação para a operadora pode inviabilizar o uso do aparelho: por lei, a empresa precisa bloqueá-lo imediatamente.
Ao fazer um boletim de ocorrência, é importante também informar o número à polícia – além de auxiliar na busca do aparelho, deixará registrado que o código se refere a um celular ilegal.
Outra ferramenta útil para o IMEI é checar se o celular que você comprou não tem origem criminosa: basta verificar o número no site IMEI Pro.
Na hipótese de perder o celular, bloquear o IMEI na operadora e depois encontrá-lo de novo, o procedimento é parecido. É preciso ligar à companhia, fornecer o código e algum comprovante de que o aparelho está legalizado. Neste caso, pode levar até 2 meses para o dispositivo estar em condições de uso novamente.
Segurança de seu celular
- 6 indícios de que seu celular foi hackeado e como torná-lo seguro novamente
- Capinha de celular que impede roubo: o que ela faz é incrível, mas custa caro
- Seguro de celular: vale a pena contratar? O que faz em caso de roubo?