Utilidade pública: saiba como pedir para o Google remover seus dados pessoais da busca

A ferramenta de busca do Google pode ser um facilitador quando estamos pesquisando algum assunto específico, porém, quando falamos em dados pessoais, a nuvem de informações coletadas sem o consentimento de seus titulares se tornou um problema para muitos usuários.

Para lidar com a questão e reforçar sua política de proteção de dados, o Google liberou na última semana um formulário onde todos os usuários podem solicitar a remoção de seus dados pessoais da plataforma. Entenda como ele funciona e para quê serve, a seguir.

Formulário de remoção de dados do Google

O formulário disponibilizado pelo Google oferece uma solução para o problema de dados pessoais indevidamente armazenados. Ele pode ser usado para apagar dados como CPF, número de contas bancárias, endereço, telefone e e-mail das buscas no navegador.

Outra funcionalidade é proteger itens vazados sem autorização do usuário, como fotos e vídeos íntimos, pornografia relacionada ao nome do usuário, imagens de menores de 18 anos, entre outros.

Como solicitar a remoção de dados da busca do Google?

Para solicitar a remoção de seus dados pessoais da busca do Google, o usuário deve acessar esse formulário, disponibilizado pela empresa.

Na opção ” O que você deseja fazer?“, selecione ” Remover informações encontradas na Pesquisa Google“.

A seguir, informe que deseja remover dados que estão ” Nos resultados de pesquisa do Google e em um website“.

Sinalize se você já tentou contato com o proprietário do site que reteve seus dados e não teve sucesso. Nesse caso, o Google continuará para a próxima etapa do formulário.

Formulário está disponível pelo Google.
Reprodução / Google

A seguir, clique em ” Informações pessoais, como números de identificação e documentos particulares“. Após indicar que pretende remover seus dados, o usuário deve especificar o tipo de informação que quer retirar das buscas.

Entre as opções exibidas pelo Google estão: dados de contato (endereço, número de telefone, e-mail), números de identificação emitidos pelo governo, contas bancárias, números de cartão de crédito, assinaturas, documentos médicos, credenciais de login confidenciais e mais.

Também é possível enviar links de sites e resultados de busca que estão exibindo os dados pessoais. Para facilitar o processamento de seu pedido, o buscador também pode solicitar capturas de tela das páginas citadas nas listas.

A nova ferramenta também permite explicitar se a publicação dos dados teve relação com doxxing, o ato de compartilhamento sem autorização de informações pessoais, que pode ter intenções maliciosas, de ameaça ou assédio.

Formulário depende de aprovação do Google

Aprovação para remoção de dados depende do Google.
mbbirdy / iStock

A remoção de dados não acontecerá automaticamente após o envio do formulário. O usuário deverá aguardar uma aprovação do Google, que fará uma avaliação do conteúdo e da solicitação feita.

Segundo informações divulgadas pelo G1, o Google não fará remoção de dados que fazem parte de registro público, em sites de governo ou fontes oficiais.

Também vale ressaltar que a remoção de conteúdo da Pesquisa Google não removerá o conteúdo da internet.

Ele ainda estará disponível na web, só não estará acessível pela busca. Para remoção de conteúdo pessoal em um site específico, o usuário deverá entrar em contato diretamente com o site de hospedagem e solicitar a remoção de seus dados.

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