A ferramenta de busca do Google pode ser um facilitador quando estamos pesquisando algum assunto específico, porém, quando falamos em dados pessoais, a nuvem de informações coletadas sem o consentimento de seus titulares se tornou um problema para muitos usuários.
Para lidar com a questão e reforçar sua política de proteção de dados, o Google liberou na última semana um formulário onde todos os usuários podem solicitar a remoção de seus dados pessoais da plataforma. Entenda como ele funciona e para quê serve, a seguir.
Formulário de remoção de dados do Google
O formulário disponibilizado pelo Google oferece uma solução para o problema de dados pessoais indevidamente armazenados. Ele pode ser usado para apagar dados como CPF, número de contas bancárias, endereço, telefone e e-mail das buscas no navegador.
Outra funcionalidade é proteger itens vazados sem autorização do usuário, como fotos e vídeos íntimos, pornografia relacionada ao nome do usuário, imagens de menores de 18 anos, entre outros.
Como solicitar a remoção de dados da busca do Google?
Para solicitar a remoção de seus dados pessoais da busca do Google, o usuário deve acessar esse formulário, disponibilizado pela empresa.
Na opção ” O que você deseja fazer?“, selecione ” Remover informações encontradas na Pesquisa Google“.
A seguir, informe que deseja remover dados que estão ” Nos resultados de pesquisa do Google e em um website“.
Sinalize se você já tentou contato com o proprietário do site que reteve seus dados e não teve sucesso. Nesse caso, o Google continuará para a próxima etapa do formulário.

A seguir, clique em ” Informações pessoais, como números de identificação e documentos particulares“. Após indicar que pretende remover seus dados, o usuário deve especificar o tipo de informação que quer retirar das buscas.
Entre as opções exibidas pelo Google estão: dados de contato (endereço, número de telefone, e-mail), números de identificação emitidos pelo governo, contas bancárias, números de cartão de crédito, assinaturas, documentos médicos, credenciais de login confidenciais e mais.
Também é possível enviar links de sites e resultados de busca que estão exibindo os dados pessoais. Para facilitar o processamento de seu pedido, o buscador também pode solicitar capturas de tela das páginas citadas nas listas.
A nova ferramenta também permite explicitar se a publicação dos dados teve relação com doxxing, o ato de compartilhamento sem autorização de informações pessoais, que pode ter intenções maliciosas, de ameaça ou assédio.
Formulário depende de aprovação do Google

A remoção de dados não acontecerá automaticamente após o envio do formulário. O usuário deverá aguardar uma aprovação do Google, que fará uma avaliação do conteúdo e da solicitação feita.
Segundo informações divulgadas pelo G1, o Google não fará remoção de dados que fazem parte de registro público, em sites de governo ou fontes oficiais.
Também vale ressaltar que a remoção de conteúdo da Pesquisa Google não removerá o conteúdo da internet.
Ele ainda estará disponível na web, só não estará acessível pela busca. Para remoção de conteúdo pessoal em um site específico, o usuário deverá entrar em contato diretamente com o site de hospedagem e solicitar a remoção de seus dados.