Cuidado ao usar o emoji de coração: cientistas relacionam seu uso a algo perigoso

Psicólogos, linguistas e cientistas estão chegando a um consenso: o que compartilhamos nas redes sociais indica muito da nossa saúde mental.

Você usa emojis de coração? Cuidado. Corações partidos e na cor azul são indícios de tristeza, solidão ou mágoa, e podem ser entendidos como sinais de suicídio, diz estudo da Associação Norte-Americana  de Linguística Computacional.

Significado dos emojis

Batanga

Glen Coppersmith, cientista e psicólogo da companhia Qntfy, e sua equipe analisaram publicações de um grupo que falava abertamente sobre suicídio e outro que não revelava suas reais intenções.

A partir de algoritmos específicos, ele conseguiram captar comportamentos suicidas e identificar padrões surpreendentes, como o uso de alguns tipos de corações.

Sinais do suicídio

Alguns desses especialistas acreditam que algoritmos e análises matemáticas são capazes de prover ferramentas para ajudar algumas epidemias difíceis de tratar, como o suicídio.

Eles acreditam que é possível prever o risco. “Cada palavra que você usa mostra uma pequena fração de quem você é, do que você está pensando, se está ou não em algum tipo de crise emocional”, explica Coppersmith.

shutterstock

O objetivo das pesquisas é produzir e encontrar novos tratamentos de doenças mentais, a partir do comportamento da pessoa, dias, semanas e até meses antes do suicídio, e intervir antes.

“A linguagem é um ótimo sinal do que está acontecendo no seu cérebro. Ainda que você tente mudar para parecer feliz, os algoritmos conseguem captar as entrelinhas do que realmente está acontecendo”.

Mais ferramentas: Facebook quer ajudar você a salvar a vida dos seus amigos