Gear VR: conheça o gadget que vai aquecer o mercado de óculos virtuais

por | jul 26, 2016 | Tecnologia

Os gadgets de realidade virtual devem aquecer a disputa das grandes empresas de tecnologia – e quem tem se beneficiado disso é a marca Oculus, que desenvolveu aparelhos para o Facebook e o Google.

Leia também: 5 detalhes que você precisa saber sobre o Oculus Rift, do Facebook

No Brasil, pelo menos, a proprietária dos aparelhos Android saiu na frente ao anunciar o Gear VR, compatível apenas com os smartphone da Samsung – especificamente os modelos Galaxy Note 5, Galaxy S6 Edge+, S6 e S6 Edge. Ele utiliza a entrada micro USB, a mesma dos carregadores.

Entre os destaques do gadget, há o display AMOLED, que proporciona “cores mais fortes, nítidas e performance necessária para uma experiência de realidade virtual única”, de acordo com a Oculus.

Com estes óculos, será possível visualizar aplicativos em realidade virtual, como o YouTube, que já possui suporte para visualização em 360° de seus vídeos. Um de seus atrativos é criar uma nova experiência social ao jogar ou assistir, com mensagens de chat rodando no seu campo de visão.

Leia também: Caros e potentes: confira os 5 melhores smartphones de 2015

‘Provocar consumidores’

Quanto à interatividade na hora de assistir a filmes, por exemplo, ainda é necessário explorar novas possibilidades. “O app Netflix, por exemplo, é complicado de usar”, disse Adi Robertson, do The Verge, ao analisar o Gear VR. “Pequenos botões de sua interface não parecem ter sido otimizados para o gadget, e as legendas apontam falhas”.

“Nossa ideia é provocar os consumidores, mostrar que o VR é uma ferramenta de diversão, aprendizado e acesso a conteúdos antes inacessíveis ao público em geral”, diz o diretor de produtos da Samsung, Roberto Soboll. “Agora, a realidade virtual pode fazer parte das casas dos consumidores”.

O preço inicial do Gear VR no Brasil é R$ 799.

Leia também: Startup da África pode revolucionar o mundo da tecnologia; conheça o Andela