Google Deep Dream e as imagens que estão levando a internet ao delírio

por | jul 26, 2016 | Tecnologia

Google

É difícil explicar como a rede neural do Google funciona, mas o fato é que o Google Deep Dream e suas imagens parecem ter saído de uma mente sob efeito de alucinógenos.

Antes de tudo, é preciso saber que as redes neurais fazem parte da tecnologia de inteligência artificial e seu funcionamento simula o funcionamento dos neurônios humanos e, consequentemente, do cérebro humano.

Tudo começou quando o próprio Google divulgou em seu blog a nova descoberta resultante de seus experimentos com tecnologia artificial para o reconhecimento de imagens em serviços como Google Street View. Eram imagens um tanto perturbadoras e ao mesmo tempo incríveis.

Google

Elas são fruto de como os computadores interpretam uma imagem por meio de uma porção de camadas de compreensão. Depois que os computadores já eram capazes de reconhecer as imagens, os especialistas “pediram” que eles as interpretassem e as modificassem como é possível ver na imagem abaixo:

Google

O resultado das imagens geradas pelo Google Deep Dream, justamente pelo aspecto onírico das criações dos computadores, chamou a atenção dos especialistas em tecnologia e acabaram virando vídeos alucinantes que fizeram sucesso na web.

Com todo este alarde, o Google não pôde deixar de fazer com que nós, meros mortais, pudéssemos entrar nesse mundo de sonhos tecnológicos. O Dreamscope é um aplicativo muito simples que nos faz ter contato com a complexidade das redes neurais.

Google

Basta fazer upload de uma foto e escolher uma das muitas opções de filtro e pronto, comece a viajar no mundo encantado do Google. Pode até parecer sem graça, mas, acredite, o Dreamscope não tem nada a ver com os filtros do Instagram. E, se pensarmos que todos estes “sonhos” são frutos da “mente” de uma máquina, tudo começa a ficar bastante perturbador…