Ter o celular roubado por si só já é um problema e tanto. Além do valor material, sempre há fotos, arquivos e mensagens que o usuário pode querer guardar. Pior ainda é saber que o criminoso poderá usar seus aplicativos, entre eles o WhatsApp – mas não por muito tempo se você bloquear sua conta no app.
Como bloquear conta no WhatsApp
O WhatsApp dispõe de um método para bloquear imediatamente a conta no aplicativo. E é muito simples. Se tiver o celular subtraído, mande um e-mail para o endereço [email protected] com o assunto Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta.
No corpo do e-mail repita a frase e inclua seu número de telefone em formato internacional completo, com código do país (+55 no Brasil), DDD de sua cidade (em São Paulo, por exemplo, é 11) e o número de seu celular. O formato ficará assim no caso de um paulistano: +5511900000000.
De acordo com o WhatsApp, a conta é apenas desativada e não apagada. Seus contatos seguem vendo seu perfil e podem enviar mensagens, que ficarão pendentes por até 30 dias – assim que o usuário reativa sua conta, verá todas elas. Após estes 30 dias, caso a conta não seja reativada, aí sim ela será definitivamente encerrada.
Antes de tudo, bloqueie o chip
Importante ressaltar que antes de tudo isso, o usuário deve bloquear o chip com sua operadora e realizar um boletim de ocorrência. Assim que adquirir um novo chip com o mesmo número com a operadora em questão, o WhatsApp voltará às mãos de seu dono original.
Truques do WhatsApp
- Truque facílimo para ler mensagens no WhatsApp sem deixar o “check” azul
- WhatsApp vai rastrear localização: dá para saber onde qualquer um está
- Truque (sem deletar nada) libera espaço quando celular tem memória cheia