Depois de muito resistir, a Nintendo resolveu seguir o conselho que os investidores insistiam há muito tempo: desenvolver games para smartphones.
A gigante japonesa dos videogames fará uma parceria com a empresa DeNa para o desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis.
Super Mario no celular
Dona de jogos de enorme sucesso como “Super Mario e “Pokemon”, a Nintendo se recusava a entrar no mundo dos smartphones por acreditar que os jogos deveriam ser jogados em seus consoles.
A empresa também não botava fé neste novo mercado, mas a queda nos lucros e a instabilidade financeira dos últimos tempos fizeram a Nintendo finalmente migrar para o mercado que se expande cada vez mais.
A ideia é desenvolver jogos novos, baseados em seus personagens de sucesso, como o encanador Mario. Serão feitas adaptações dos jogos já consagrados para plataformas móveis. A previsão é que pelo menos um jogo para smartphone seja lançado ainda neste ano.
NX
O presidente da empresa, Satoru Iwata, também anunciou que a Nintendo não vai abandonar o desenvolvimento de consoles e pretende lançar um sucessor do Wii U, um console com conceito completamente novo que permitirá a integração dos games com diversas plataformas, além dos consoles da própria Nintendo, como PCs, smartphones, tablets, etc.
O novo console leva o nome provisório de NX, mas ainda não foram divulgados muitos detalhes. Segundo Iwata, a empresa dará mais informações sobre o novo produto em 2016.