Há pelo menos dois anos a Kodak tenta entrar de vez no mercado dos smartphones. A primeira, com o lançamento do Instamatic 5, não deu muito certo. Ainda explorando novos recursos com câmeras fotográficas, a marca centenária lançou um novo gadget, o Ektra, que apela para o design nostálgico, com formato que lembra as câmeras dos anos 1940.
O nome Ektra foi escolhido pois esse modelo de câmera ficou bastante popular nos anos 1980 com os modelos Ektra 200 e Ektra 300, que eram bem portáteis.
Até os anos 1990, a Kodak era a marca mais lembrada quando se falava em fotografia. Com o passar dos anos, as máquinas passaram a se digitalizar, algo que a Kodak demorou a acompanhar.
Smartphone lembra câmera dos anos 1980

A Kodak uniu-se à empresa Bullitt para a remodelagem do Ektra. Uma das principais preocupações: oferecer ao usuário um dispositivo com um disparador dedicado, que desse o mínimo necessário para gerar uma experiência de fotografia à moda antiga.
Claro que toda essa ideia de nostalgia é equipada com recursos digitais: a Ektra possui tela touchscreen, modo de estender a cena (recurso muito utilizado para tirar imagens mais largas), entre outras funções.
Parece câmera profissional
A diferença é que o novo celular da Kodak possui recursos de uma câmera semiprofissional: é possível selecionar recursos específicos que ajudam a optar pela melhor forma de se tirar fotos em eventos esportivos, retratos, em ambientes noturnos, festas etc – assim como as máquinas digitais, que as pessoas têm deixado de comprar por conta dos múltiplos recursos dos smartphones.
A câmera da Ektra possui 21 megapixels (MP) com lente que impede o reflexo da luz (algo que ajuda muito quando se tira fotos em ambientes muito ensolarados, por exemplo).
Essa potência de câmera foi proporcionada graças a uma tecnologia da Sony, com seu sensor IMX230, que também garante selfies com qualidade de uma câmera de 13MP.

O smartphone também realiza gravações de vídeo em qualidade 4K e possui autofoco e estabilização ótica de imagem, impedindo que elas saiam tremidas.
Celular da Kodak: recursos
Os recursos fotográficos da Kodak Ektra são os mais enfatizados pela marca, mas, tratando-se de um smartphone, o modelo é bem potente.
Seu processador Helio X-20 Decacore tem 3GB de memória RAM e armazenamento interno de 32GB, dando a possibilidade de aumentar esse espaço com cartão Micro-SD expansível. O sistema operacional é Android 6.0 Marshmallow.
Quanto custa?
Por enquanto, o modelo será lançado apenas na Europa, com preço inicial sugerido de £449 (equivalente a R$ 1.630). Ainda não há previsão de lançamento para outras regiões do mundo: vai depender da aceitação dele no mercado.
Smartphone: histórias e gadgets
- Como um dos ‘pais’ do rádio previu o smartphone há quase um século
- Qual é o melhor smartphone? Veja 7 opções baratas que valem a pena
- Conheça 5 gadgets de fotografia para seu smartphone