Novo ataque hacker ameaça divulgar lançamentos de filmes da Disney – e agora?

*Matéria publicada em 16 de maio de 2017

Depois do ataque hacker mundial que travou o sistema operacional de diversas empresas como a Telefônica e hospitais, agora quem está sendo ameaçada é a Disney.

O estúdio de arquivos da produtora foi invadido e, para evitar que um dos novos lançamentos de filmes Disney vaze, será preciso pagar uma recompensa em bitcoins (moedas digitais que não podem ser rastreadas), segundo fontes do site de notícias do The Hollywood Reporte r.

Dentre os filmes que correm perigo, estão “Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar”, que estreia dia 19 de maio nos Estados Unidos e 25 de maio no Brasil, e Carros 3, previsto para o dia 6 de junho.

Acontece que, mesmo sabendo da ameaça, a Disney se recusou a pagar.

Filmes da Disney hackeados

Os hackers ameaçaram dizendo que, caso não fossem atendidos, começariam divulgando 5 minutos do filme. Depois, outros pedaços de 20 minutos e assim gradativamente, até que as demandas fossem cumpridas.

Em resposta, a Disney teve uma reação surpreendente: a empresa não pretende pagar o resgate e, de acordo com o CEO Robert Iger, o FBI já foi acionado.

A atitude foi similar a da Netflix, que também foi ameaçada por hackers que roubaram a nova temporada de “Orange is the new black” e se recusaram a efetuar o pagamento de resgate.

Outros ataques de hackers