Quer virar motorista do Uber? Aqui está o que você precisa saber

Típico trabalho dos novos tempos digitais e descomplicados, ser motorista do Uber é exatamente… descomplicado. Em tempos de crise de renda e/ou emprego, quem tem um carro moderno e confortável, dirige com segurança e se relaciona bem com as pessoas tem tudo para se dar bem.

Listamos a seguir algumas exigências da empresa e as principais medidas e curiosidades para quem quer se tornar um parceiro do Uber.

O que precisa para virar motorista de Uber

Cadastro completo

Em primeiro lugar é preciso fazer um cadastro no site da empresa, que vai providenciar uma checagem de informações sobre seu nome e ainda pedir uma comprovação de que você não tenha antecedentes criminais. Será preciso aguardar alguns dias (ou até semanas) pela resposta.

Os motoristas parceiros do Uber dizem que a empresa é bem exigente com esta checagem, já que ela é o pilar de confiança entre o serviço e o público (ninguém quer passar por apuros ao pedir um carro do Uber).

Documentação e seguro

Tanto sua carteira de motorista quanto a documentação do seu carro devem estar em dia e regularizados. Motoristas que venham a somar muitos pontos por infração na carteira têm a licença suspensa pelo aplicativo.

É preciso que o veículo tenha seguro, não apenas particular e para terceiros, mas também o de passageiros. Trata-se de um seguro conhecido como APP (Acidentes Pessoais a Passageiros). Ele é diferente do seguro para terceiros, pois oferece cobertura para acidentes que venham a provocar vítimas dentro do próprio veículo.

Especificações por modalidade

A modalidade UberBLACK exige que os motoristas tenham veículo sedãs de luxo, com bancos de couro e ar-condicionado. O UberX não faz restrições quanto à cor do veículo, que também podem ser compactos. Ainda assim, devem ser quatro portas e ter trava automática. Os veículos devem ser ano 2008 ou mais novos.

Média de ganhos mensais
Segundo o próprio Uber, os rendimentos mensais dos motoristas parceiros da empresa variam em uma faixa que vai de R$ 4.300 a R$ 7.000 líquidos. Ou seja, já descontadas as taxas que ficam com a empresa.

Os motoristas do Uber BLACK devem descontar 20% de seus ganhos em taxas que vão para a empresa, enquanto os do UberX descontam 25%.

Vale lembrar que o pagamento é feito diretamente para a conta bancária cadastrada pelo motorista, uma vez por semana. Ou seja, os parceiros do Uber recebem, em média, de R$ 1.075 a R$ 1.750 semanais.

Explicando a diferença

O piso estimado de R$ 4.300 mensais (ou R$ 1.075 semanais) é aplicado aos motoristas que dirigem de 7 a 9 horas por dia, com um dia por semana de descanso, e recebam avaliação boa pelos passageiros.

Já a faixa dos R$ 7.000 mensais (ou R$ 1.750 semanais) é calculada para os motoristas que dirigem de 10 a 12 horas por dia, descansem uma vez por semana e obtenham avaliação excelente dos passageiros.

As corridas

A bandeira do UberBLACK tem o preço de R$ 5, enquanto a do UberX é de R$ 3. A tarifa do BLACK é de R$ 2,42 por km rodado e R$ 0,40 por minuto. Já a tarifa da categoria X é de 1,43 por km e R$ 0,35 por minuto. (O UberPOOL funciona com as mesmas tarifas do X, com a vantagem de que o passageiro pode dividir o preço da viagem com demais pessoas que estejam fazendo o mesmo trajeto).

As avaliações

As avaliações do seu serviço são feitas ao final de todas as corridas. É fundamental ganhar avaliações boas ou excelentes, pois assim você obtém mais acionamentos pelo próprio aplicativo e lucra mais.

No outro lado da mesma moeda, quem recebe muitas avaliações negativas acaba perdendo a licença do Uber.

Mimos e apresentação

Para ajudar na sua boa avaliação, é interessante ter uma boa apresentação (roupas sociais e até gravata são recomendáveis) e oferecer os tradicionais mimos aos passageiros, tais como balas, bebidas geladas, revistas, carregadores de bateria etc. Estes custos são bancados pelo motorista, mas obtém grande retorno por ajudarem na conquista de mais passageiros.

Tome cuidado: Não caia no golpe do falso motorista do Uber