Testamos: Novo filtro do TikTok permite criar imagens para deixar seu vídeo mais atrativo

por | ago 16, 2022 | Tecnologia

O TikTok resolveu investir em um sistema de Inteligência Artificial capaz de gerar imagens a partir de pequenas descrições. Já acessível para os mais de 1 bilhão de usuários do aplicativo chinês, o recurso funciona como um filtro de fotos, e oferece novas possibilidades para criadores de conteúdo dentro da plataforma, como ser usado no fundo dos vídeos.

TikTok lança filtro baseado em Inteligência Artificial

O TikTok lançou uma nova ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que é capaz de transformar textos em imagens. Liberado há poucos dias para o público, o recurso funciona como um filtro de vídeos e é bem simples de usar.

Nomeada como ” AI Greenscreen” (“Inteligência Artificial de tela verde”, em inglês), a função é muito prática: basta pesquisar pelo nome do filtro, clicar em “usar efeito” e digitar um texto de poucos caracteres no bloco, seguindo as orientações do filtro. Na sequência, uma imagem será gerada pelo algoritmo conforme seu pedido, que poderá ser utilizada como plano de fundo de vídeos.

O recurso não é uma novidade absoluta: outras empresas como Google e Meta já testam ferramentas parecidas para suas plataformas. Porém, a vantagem do TikTok frente à concorrência foi apostar em uma divulgação imediata, que já pode ser utilizada por usuários de todo o mundo.

A grande diferença com relação às gigantes da tecnologia está na sofisticação. Um pouco mais limitado em termos de realismo da criação, o gerador de imagens por IA do TikTok cria fotografias abstratas, trazendo poucos detalhes do pedido do usuário.

IA do TikTok funciona no Brasil?

Mesmo sendo implementada em todos os países que utilizam o aplicativo, a Inteligência Artificial oferecida pelo TikTok pode apresentar algumas diferenças quando utilizada em idiomas diferentes dos originais da plataforma, como espanhol e até o português.

Em teste realizado pela equipe do Mulher, algumas divergências foram observadas no algoritmo ao buscar pelos mesmos itens em português e inglês. A primeira busca foi por um objeto genérico e comum em peças artísticas ou visuais, pesquisando pelas palavras “flores” e “flowers”. Com diferenças nítidas em sua representação, a versão em inglês (dir.) acabou tendo um resultado muito mais nítido do que a versão em português (esq.), que fica à interpretação do usuário.

Buscas pelos termos
Reprodução / TikTok

As formações abstratas são comuns em Inteligências Artificiais, pois seus algoritmos funcionam buscando e mesclando referências visuais de fotografias, pinturas, desenhos e mais. Porém, os conceitos, formas e perspectivas que adornam essas buscas nem sempre seguem alguma lógica cultural ou artística específica. Procurando pelos termos “oceano” e “ocean”, a versão em português (esq.) adotou um senso mais dramático, com tons escuros, lembrando um fim de tarde. Em contrapartida, a imagem gerada do inglês (dir.) é mais alegre e foca no movimento das ondas, também mais nítida que sua “versão brasileira”.

Conceitos de oceano têm percepções muito diferentes dependendo do idioma.
Reprodução / TikTok

Até quando o assuntos são celebridades, a IA acaba sendo mais assertiva em buscas por artistas internacionais. Quando buscamos ídolos nacionais como Gilberto Gil (esq.), a imagem não é tão homogênea, ao passo que a pesquisa por artistas pop americanos como Dave Grohl (dir.) acabam resultando em formas muito mais nítidas. Ainda em relação a representação de pessoas, alguns usuários relataram que o algoritmo parece optar por traços mais genéricos, um detalhe que pode ou não ser observado em uma possível atualização do recurso.

Celebridades internacionais são melhor captadas pelo algoritmo do TikTok.
Reprodução / TikTok

Vale lembrar que as imagens resultantes mudam a cada busca e também não ficam disponíveis para download, pois pertencem ao filtro da plataforma. As únicas opções para salvar seu retrato são fazer um vídeo em cima dele e salvar o conjunto, contando com a imagem criada pela IA como plano de fundo, ou fazer um print da tela criada.

Tecnologia