Um comunicado do WhatsApp informou que o aplicativo terá novas restrições com relação ao encaminhamento de mensagens. De acordo com a empresa, a medida é uma tentativa de diminuir a disseminação de notícias falsas que circulam no app,especialmente com relação ao coronavírus.
WhatsApp limita encaminhamento de mensagens
No ano passado, o WhatsApp já havia implementado algumas mudanças para combater as fake news. Uma dela foi a criação da seta dupla, que indica que a mensagem foi compartilhada várias vezes.
“Geralmente, as mensagens encaminhadas muitas vezes podem conter informações falsas e não são tão pessoais quanto as mensagens típicas enviadas pelos seus contatos no WhatsApp”, diz o comunicado.
Antes, o usuário podia encaminhar uma mensagem para até cinco conversas ao mesmo tempo, número que foi reduzido. “Agora, atualizamos o limite de encaminhamento para que essas mensagens só possam ser encaminhadas para uma conversa por vez”, explica a empresa.
O aplicativo justificou a ação afirmando que houve um aumento significativo na quantidade de mensagens encaminhadas que podem contribuir para a disseminação de boatos e informações falsas.
O comunicado diz: “Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”.