Ativou o modo Orkut? WhatsApp testa função que permite criação de comunidades

por | ago 23, 2022 | Tecnologia

O WhatsApp anunciou um novo recurso que já está em modo de testes. Lembrando o querido Orkut, a rede de bate-papo criou uma função de ” Comunidades“, responsável por agregar subgrupos com interesses em comum.

WhatsApp lança recurso de “Comunidades”

O WhatsApp lançou uma atualização beta para Android, a 2.22.19.3, que permite a alguns usuários sortudos começarem a experimentar a criação de “Comunidades”. O recurso funciona como um agregador de grupos que tenham assuntos em comum, pensado para facilitar as comunicações e concentrar diferentes subgrupos em uma mesma estrutura.

Segundo nota da Meta, empresa responsável pelo aplicativo, o recurso foi criado “baseado em como temos visto as pessoas usarem o WhatsApp recentemente, agora estamos construindo ferramentas para aproximar comunidades em conversas privadas. As comunidades no WhatsApp permitirão unir grupos separados sobre um mesmo guarda-chuva e organizar melhor suas conversas”.

Organizações como escolas, clubes e ONGs poderão se comunicar livre e seguramente, impactando nas comunicações gerais e específicas. Ainda conforme a mesma nota, serão introduzidas novas ferramentas poderosas aos administradores, como mensagens de anúncio geral, apagar mensagens enviadas por outros participantes do grupo e controle sobre a criação de subgrupos dentro das comunidades.

Também serão introduzidos novos formatos para grupos, que incluem reações de emojis, compartilhamento de arquivos e chamadas de vídeo maiores — que receberão até 32 pessoas.

Como funcionam as comunidades

Recurso de grupos, sinalizado por 3 bonequinhos juntos, ficará no canto superior esquerdo do app.
WhatsApp beta info / Divulgação

Segundo o fórum de testes do WhatsApp Beta, a entrada em uma comunidade poderá ser feita de duas formas: utilizando um link enviado pelo administrador, ou ser manualmente adicionado, como já acontece com os grupos.

10 subgrupos poderão ser criados na comunidade, que suporta até 512 participantes no total. Um membro da comunidade poderá escolher de qual subgrupo participar conforme suas preferências pessoais. Também será possível deixar um grupo sem sair da comunidade.

Após a criação de uma comunidade, o “grupo de anúncio” será automaticamente criado pelo WhatsApp, sendo o local onde os administradores poderão mandar mensagens visíveis para todos os membros da comunidade.

O novo recurso ainda está em fase de testes e já chegou em alguns aparelhos, mas ainda não foi lançado oficialmente para todos os dispositivos móveis.

Tecnologia