4 sinais de sociopatia: saiba se você pode ter algum distúrbio de personalidade

Bastante citado em livros e filmes, a sociopatia soa familiar, mas quase ninguém sabe exatamente em que consiste a condição. O transtorno de personalidade antissocial é caracterizado por um padrão de comportamento que desconsidera e viola os direitos dos outros.

Ao contrário da psicopatia, que traz traços mais inatos, a sociopatia normalmente é o resultado de fatores sociais e ambientais. A condição pode apenas ser diagnosticada por um profissional, mas alguns sinais comumente encontrados em sociopatas pode ajudar a indicar se você ou alguém próximo pode ter o distúrbio de personalidade.

Sinais de que uma pessoa pode ser sociopata

iStock

1. Narcisismo exagerado e egoísmo são características comuns entre sociopatas, que além de possuírem admiração inflacionada sobre si mesmas, tendem sempre a culpar os outros por seus próprios fracassos e buscam burlar leis e regras sociais estabelecidas por acreditarem que estão acima de punições.

2. Cuidado com pessoas amigáveis e carismáticas demais. Elas também podem esconder traços sociopatas, como o uso da simpatia para elaborar mentiras e ter maior poder de manipulação, tudo com o objetivo de conseguir o que desejam.

3. Se você não se importa com os sentimentos alheios e só pensa em se beneficiar das situações, pode ser um sociopata em potencial. Quem sofre do distúrbio raramente sente remorso por seus atos e pode agir propositalmente de má fé por não terem empatia, o que em parte explica o fato de possuir poucos amigos.

4. Por viverem sempre orientados pelo próprio prazer, sem se importar com obrigações e responsabilidades, sociopatas também costumam ter problemas com a lei até mesmo em delitos mínimos, como atrasos em pagamentos de contas e desrespeito a regras sociais.

Você tem tendências psicopatas?