Apesar de muitas vezes românticos e supostamente positivos, alguns conceitos relacionados ao amor e à paixão são irreais e podem até comprometer a vida a dois se são encarados como verdades absolutas. Conheça alguns dos principais mitos sobre as relações amorosas que afastam suas chances de ser feliz no amor:
Mitos e verdades sobre relacionamentos amorosos
Mito: uma relação feliz só depende do amor.
Verdade: pode parecer pouco romântico, mas somente amor não é capaz de sustentar uma relação estável. Paciência, comprometimento, abrir mão de determinadas vontades, fazer concessões e até mesmo questões financeiras entram em jogo e precisam ser trabalhados entre o casal.
Mito: um coração partido se cura com um novo amor.
Verdade: a ideia antiga pode fazer com que muitas pessoas pulem de relação para relação sem refletir sobre as dores e as delícias do último relacionamento e sem estarem, de fato, preparadas para assumir um novo compromisso ao evitarem o “luto” do fim do antigo amor.
Mito: existe alguém especial para você à sua espera.
Verdade: a ideia se assemelha ao conceito de príncipe encantado, ou seja, de que um par ideal vá surgir de uma hora para outra, trazendo tudo o que você sempre esperou do amor. Fato é que essa pessoa não existe e que uma parceria de sucesso é construída e trabalhada aos poucos.
Mito: quem ama de verdade tem ciúme.
Verdade: ciúme está ligado à possessividade, e não ao amor. Quem ama de verdade quer a felicidade do outro, algo que só é possível através da independência e da liberdade. O comprometimento deve ser voluntário e genuíno e não uma imposição baseada em medo e ameaças, que não combinam com uma relação saudável e feliz.
Mito: o amor simplesmente acontece.
Verdade: a realidade não é tão simples como gostaríamos. A paixão, diferentemente do amor, realmente pode ser instantânea e nos tirar dos eixos rapidamente, mas esperar que um relacionamento funcione como um passe de mágica pode abrir portas para decepções e frustrações, já que ele exige cuidados específicos e ser alimentado constantemente para que seja feliz e pleno.
Relacionamentos amorosos
- Xingar ajuda a curar um coração partido porque dilui a dor, diz estudo
- Será que vou tomar um pé na bunda? 9 sinais de que ele(a) vai terminar
- Perdoar uma traição: como curar a relação após um caso de infidelidade