7 dicas para controlar as finanças e não entrar no vermelho

Depois de listar as metas de Ano-Novo e até mesmo fazer as simpatias para ter mais dinheiro é preciso traçar um planejamento financeiro.

Leia também
13 promessas de Ano-Novo que você vai fazer e não vai cumprir de novo 
Como parar de gastar dinheiro? 7 frases que detonam sua conta bancária 
8 dicas preciosas para nunca mais passar aperto com o cartão de crédito  

Segundo o educador financeiro Reinaldo Domingos, autor do livro “Terapia Financeira”, é possível não extrapolar nas despesas, quitar dívidas e passar longe de novos endividamentos apenas com alguns hábitos simples.

Como controlar finanças 

O educador financeiro lista dicas para evitar gastos desnecessários ao longo do ano e ensina como fazer um planejamento financeiro eficiente sem complicações. Veja na galeria de fotos:

Compras por impulso
Grandes vilãs, as compras por impulso comprometem o orçamento. A dica de Domingos é ponderar se o produto é realmente necessário e se o acúmulo de parcelas dessa compra não vai comprometer a realização de outras metas.

Evitar parcelamentos
De acordo com o especialista, evitar ao máximo os parcelamentos também é fundamental para fugir das dívidas. “Quando for inevitável, a dica é fazer uma planilha e anotar qual será o valor comprometido nos próximos meses para controlar o que pode ou não ser gasto”, ensina.

Definir desejos
Estabelecer desejos a curto, médio e longo prazo também é um estímulo na hora de controlar os gastos. “Incorporar o valor mensal necessário para a realização dessas metas no orçamento também é uma maneira de guardar dinheiro de maneira eficiente”, diz o educador.

Pesquisar preços
Além de indicar as compras à vista, Domingos ressalta que pesquisar o melhor preço também é um hábito simples que garante uma boa economia no final do ano.

Poupar 10% da renda
Segundo o educador financeiro, para construir a independência financeira é preciso guardar todo mês 10% da receita. “Isso também é essencial para garantir um futuro sem apertos financeiros”, completa.

Mês a mês
Outro segredo para fugir das dívidas, é anotar os principais compromissos de cada mês, como aniversários, Dia das Mães e dos Pais, IPVA e IPTU, para não correr o risco de gastar o dinheiro que precisará ser usados nessas ocasiões.

Orçamento
Ainda de acordo com o educador financeiro, o orçamento da família deve ser dividido em ganhos ou receita, despesas e sonhos. “Os sonhos não deve ser esquecidos”, ensina.