Chefe inconveniente, colega de trabalho pouco confiável, trânsito, ônibus lotado, atendente inexperiente, filas intermináveis, são inúmeros os motivos pelos quais você pode perder a cabeça no dia a dia. Situações de estresse e nervosismo são comuns e aprender a superar os problemas se torna uma tarefa praticamente impossível, mas sempre vale a pena tentar. Conheça 7 segredos para manter a calma quando alguém tenta te tirar do sério:
Leia também:
Sucos relaxantes: receitas que combatem estresse e nervosismo
Automassagem para aliviar o estresse: dicas profissionais para relaxar
Livro de colorir antiestresse funciona? Entenda a nova moda entre adultos

A primeira dica é conhecida, bastante simples, mas ainda é eficaz: antes de estourar, respire fundo e conte, pelo menos, até dez. Inspirar e soltar o ar com calma ajuda a baixar os níveis de estresse e ansiedade.

É difícil, mas manter o pensamento positivo ajuda muito. Em vez de lamentar a lentidão no caixa do supermercado, mentalize que, a cada segundo, você está cada vez mais próxima de superar o problema.

Ignore quem pretende te desestabilizar. Se você percebe que seu chefe ou um colega de trabalho faz de tudo para você perder o controle, evite o contato com pessoas do tipo quando for possível e não leve a questão para o lado pessoal.

Se você está presa no trânsito com um taxista que não para de falar ou está irritada com a lentidão do ônibus, procure clarear a mente e pensar em coisas boas, como nos seus filhos, amigos e relembre os momentos bons que experimentou nos últimos dias.

Ser deselegante com algum atendente e até mesmo xingar um funcionário incompetente pode parecer tentador, mas saiba que perder a cabeça é a pior coisa que você pode fazer. Ao contrário do que se imagina, o ato só fará com que você se sinta mais nervosa, estressada e, por fim, até mesmo culpada.

O acúmulo de tarefas pode te deixar ansiosa, estressada e comprometer atitudes importantes ao fazer com que você fique paralisada. Reflita sobre seus limites e aprenda que a melhor coisa é se acalmar e dar um passo de cada vez.

Se a fonte de sua irritação está dentro de casa, na figura do seu marido ou companheiro, por exemplo, em vez de partir logo para a briga e discussão, proponha um momento de silêncio e até mesmo um breve distanciamento para abaixar os ânimos.