A maioria das pessoas é péssima em adivinhar as intenções dos outros, diz estudo

Se você constantemente sofre por se sentir enganado por pessoas em quem confiava e se culpa por não ter percebido antes os sinais de falsidade, não se preocupe: um recente estudo sobre comportamento humano revelou que a maioria das pessoas é péssima em adivinhar as intenções dos outros.

Acredite: você pode ser facilmente enganado

De acordo com o trabalho científico realizado pela Universidade de Manchester, se enganar e interpretar mal as ações de outras pessoas é algo bastante simples entre os seres humanos. Para entender o fenômeno, pesquisadores decidiram “enganar” mais de 350 pessoas com um teste inusitado.

Os participantes eram orientados a assistirem a um vídeo em que uma pessoa controlava a localização de um nó em um elástico, mas todos pensaram que o protagonista do filme estava desenhando uma imagem, um falso objetivo, porque as cenas eram realmente focadas no nó e no elástico.

A pesquisa aponta que pensamos que sabemos o que alguém está fazendo apenas através de uma simples observação. Quando, por exemplo, vemos alguém mover um volante do carro, assumimos que o objetivo é manter o veículo no centro da pista. Mas o estudo mostra que é extremamente fácil se enganar e que o fato tem implicações importantes em qualquer pessoa cuja tarefa seja mudar o comportamento humano.

Dificuldade de relacionamento