Ação do cãozinho que todo mundo viu no Instagram doou 2 toneladas de ração a ONG

por | dez 16, 2020 | Comportamento

Nas redes sociais, não é raro ver campanhas de doação feitas por empresas e outras instituições, mas, recentemente, uma ação específica se destacou no Instagram. Criada por uma empresa de contabilidade de Porto Alegre, a campanha em questão propunha a doação de 1 kg de ração de cachorro a cada compartilhamento do post – algo que, em uma conquista inédita para a empresa, culminou em duas toneladas de comida.

Ação viraliza e resulta em 2 toneladas de ração para ONG

No último domingo (15), muitos usuários ativos do Instagram se depararam com uma campanha beneficente muito simpática. O post, publicado pela empresa Moresco Contabilidade, trazia a cara de um cãozinho junto dos dizeres “cada vez que o dog for compartilhado, 1 kg de ração será doado” e, superando as expectativas dos próprios criadores, ela viralizou de forma impressionante.

Conforme contou Morgana Moresco, diretora da empresa, ao VIX, a postagem alcançou quase 10 milhões de usuários da rede social – algo que os surpreendeu, já que, apesar de a firma ter um histórico de promover campanhas solidárias tanto mensais quanto anuais, eles nunca haviam conquistado um resultado como este. “A gente superou qualquer expectativa, não esperávamos que ia viralizar, virar meme”, confessou a diretora.

https://www.instagram.com/p/CInWJjEgpep/

Segundo Morgana, a ação não é algo inédito nem para ela, nem para a empresa, e tudo começou em 2012 quando ela decidiu pedir ração como presente de aniversário. Nesse ano, bem como nos dois anos seguintes, ela não só ganhou sacos de comida de animal para doar como também dinheiro para financiar as doações – e isso se ampliou quando, em 2015, ela entrou para a diretoria da empresa gerida por sua família há 53 anos.

“Nós acabamos revisando todo o nosso planejamento estratégico e, dentre algumas mudanças, acabamos revisando também a questão dos objetivos da empresa, dos valores. Aí decidimos fazer alguma ação direcionada à parte social”, conta a diretora do escritório, que passou a firmar parcerias com instituições que cuidam de grupos vulneráveis ou de animais.

A partir desse momento, a empresa passou a fazer ações frequentes, e em todo final de ano criam uma campanha que reverte o engajamento do público em doações, buscando destacar determinadas causas. “As pessoas que querem ajudar, mas não têm disponibilidade financeira no momento, só compartilham e a gente entra com a parte financeira. Nos organizamos o ano inteiro para fazer isso”, afirma.

O alcance das campanhas, porém, nunca foi tão grande; segundo a diretora, o escritório conseguiu doar 400 kg em 2015, 700 kg em 2016, 1.420 kg em 2017, 1.475 kg em 2018 e frustrantes 380 kg em 2019 – mas, em 2020, sem um motivo claro para o crescimento, a empresa bateu todos os recordes, chegando a uma doação de duas toneladas de comida para a instituição Sítio da Vovó Gi, lar e centro de recuperação para animais.

Pelo desempenho da campanha de 2019, a empresa não esperava alcançar a meta de duas toneladas de ração (ou seja, 2 mil compartilhamentos) proposta para a ação de 2020, mas ela foi batida em questão de horas. Devido ao limite de gastos, eles não puderam converter os milhões de compartilhamentos em ração, mas levarão a quantia inicialmente proposta como meta, duas toneladas, à ONG no próximo sábado.

Para Morgana, a parte mais positiva desta situação toda é a “corrente do bem” que a ação proporcionou – segundo ela, além de algumas empresas locais terem decidido fazer o mesmo, outras instituições entraram em contato com a Moresco Contabilidade pedindo para inteirar as doações, ao mesmo tempo em que a marca de ração ofereceu um caminhão para levar a comida de graça à ONG, que fica em outra cidade.

Além disso, diante do fato de que o Sítio da Vovó Gi tinha, até então, apenas Facebook, a agência de marketing que atende a Moresco se disponibilizou a prestar serviços gratuitos à ONG par ampliar a presença dela nas redes sociais – e, agora, eles já têm um perfil no Instagram com mais de 2,2 mil seguidores graças à campanha veiculada no último final de semana.

“A gente está muito feliz, dando graças que as pessoas do bem estão olhando, que a gente está conseguindo fazer uma corrente. No final das contas, é isso que a gente quer deixar para quem vai nos suceder”, explicou Morgana.

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