Amor platônico: o que fazer para se livrar dele?

Baseado na concepção de amor ideal do filósofo grego da Antiguidade Platão, o amor platônico acontece quando você se apaixona por alguém com quem não tem contato direto algum, que conhece muito pouco ou que nem mesmo sabe da sua existência. Embora  esse sentimento costume ser passageiro, algumas atitudes são importantes para ajudar a superar a fase mais rapidamente e sem sofrimento.

Leia também:
Devo procurar por ele? 7 indícios que mostram se vale a pena
28 maneiras de fazer seu próximo relacionamento dar certo
10 melhores aplicativos para paquerar

Como lidar com um amor platônico

Pare de idealizar a pessoa  


amor-platonico-como-lidar-3.jpg

Justamente por ser caracterizado pela paixão por uma pessoa com quem você nunca teve contato, é comum que o sentimento faça com que você a idealize. Nesse momento, seja realista: essa pessoa não é tão perfeita quanto você a imagina. Quando você passar a enxergá-la como um ser humano normal e com defeitos, será mais fácil controlar esse amor por uma personalidade que, na verdade, não existe.

Desabafe com as amigas

Se a paixão platônica começar a causar algum sofrimento, procure ajuda de pessoas em quem confia. Externando esse sentimento, fica mais fácil pensar sobre ele racionalmente, além disso, seus amigos também te ajudarão a voltar à realidade.

Seja mais segura

Pessoas inseguras sobre si mesmas são mais suscetíveis aos amores platônicos porque, nesse caso, não existe contato direto. É mais “fácil” se apaixonar por uma pessoa inalcançável, a quem você nunca terá de se expor. Por isso, invista em si mesma: procure ser mais confiante e segura sobre sua personalidade.


amor-platonico-como-lidar-2.jpg

Fique de olho em amores reais

Fechar-se em um amor não correspondido e solitário pode fazer com que você perca oportunidade de conhecer pessoas e ter relacionamentos reais. Por isso, em vez de ficar pensando nesse sentimento, procure abrir-se para conhecer, conversar e interagir com as pessoas que estão ao seu redor.

Deixe o tempo passar

Com o tempo, a tendência é que esse sentimento pare de ser alimentado e vire passado. Por tanto, tenha em mente que é importante também respeitar o seu tempo pessoa de superação.