https://www.instagram.com/p/B2g1iPQAVhB/?lite=1
O câncer é uma palavra que vem associada a coisas ruins, por isso, é praticamente impossível relacionar esse termo à vida. Para muitos, ele significa o contrário, mas para Ana Furtado, que venceu o câncer de mama, ele está totalmente relacionado com sua vivacidade.
A apresentadora está vivendo o primeiro Outubro Rosa após sua cura. Durante a luta contra a doença, ela compartilhou vários textos com mensagens positivas e aprendizados e, recentemente, contou ao VIX um dos maiores ensinamentos que o câncer lhe proporcionou – e ele vale até para quem não enfrentou a doença!
O que Ana Furtado aprendeu com o câncer
Recentemente, Ana Furtado participou de um bate-papo promovido pela Piccadilly em parceria com o Instituto do Câncer e contou um pouco sobre sua trajetória desde que descobriu a doença até quando obteve a cura.
Embora tenha compartilhado todo seu tratamento e assumido uma postura positiva diante sua luta, a apresentadora contou que, no início, se revoltou ao receber o diagnóstico.
Mas pouco tempo depois, decidiu enxergar a doença de outra maneira e tirou muitas lições de tudo o que passou.
Revolta quando descobriu o diagnóstico
“Durante muito tempo me revoltei. Eu tinha essa energia ruim e de confronto: como é que essa doença desgraçada está dentro de mim?”, revelou Ana Furtado.
A apresentadora do “É de Casa” relembrou que chegou a se questionar: “Por que eu?”. Mas pouco tempo depois, uma amiga também descobriu que estava com câncer de mama e lhe mandou a seguinte mensagem: “Enquanto a gente olhar pro câncer como grande inimigo, a gente vai dar um poder muito maior do que ele tem”.
https://www.instagram.com/p/B1PM71tAC6n/?lite=1
Foi a partir daí que ela entendeu que deveria enxergar e enfrentar a doença de outra maneira: “Quando entendi que eu tinha o poder de transformar essa realidade na vida, tudo mudou”, disse Ana Furtado, que mudou seu questionamento em relação ao câncer: “Por que não eu? Se ele veio para mim, foi para me ensinar alguma coisa”.
Aprendizado sobre o tempo
Foram mais de sete meses de tratamento desde a descoberta do câncer e hoje, curada, ela disse que ganhou mais do que perdeu com o câncer.
“Eu ganhei mais vida, ganhei mais significado para a minha vida e aprendi muito sobre o tempo, o que ele representa para cada um”.
https://www.instagram.com/p/B3e98dlgGtM/?lite=1
Para a apresentadora, a doença despertou sua atenção para o modo como ela estava levando a vida.
“Na minha opinião, o câncer apareceu na minha vida para me ensinar muito. Foi um grande professor. Uma das coisas que ele me ensinou foi que eu precisava mudar. Eu acho que o câncer, quando aparece na vida de uma pessoa, é um last call (última chamada, em português). É um alerta: ‘Não está bom, não. Você precisa mudar. Aproveita, porque é uma última chance. Tem que mudar seu comportamento, seus hábitos, a forma como você vive a sua vida, como você encara seus problemas'”, disse Ana Furtado.
E essa “última chamada” acabou mudando seu foco, que antes estava sempre no futuro, pois Ana era muito controladora.
quote: “Eu era uma pessoa muito ansiosa, estava sempre pensando no amanhã e essa doença me ensinou, entre outras coisas, que o amanhã só existe se a gente vive o hoje!”
https://www.instagram.com/p/B3VMcVrge02/?lite=1
Inclusive, o aprendizado serve também para quem não enfrentou a doença, já que hoje em dia, grande parte da sociedade sofre de ansiedade.
Como Ana disse, quando se tem câncer, o significado do tempo muda, mas mesmo sem a doença, é preciso prestar a atenção no modo como estamos utilizando nosso tempo.
O pensamento no futuro acaba gerando ainda mais ansiedade e nos privando de viver e desfrutar as experiências que o presente nos proporciona.