Casadas X Solteiras

por | jun 30, 2016 | Comportamento

Acontece todos os dias, em todo lugar: basta firmar o namoro para imediatamente perder o contanto com as amigas. Depois do casamento, então, é comum a lua-de-mel se prolongar e as amizades ficarem para escanteio. As ex-parceiras de balada reclamam (“está sumida”, “pô, nunca mais ligou”), mas elas também não estão muito interessadas nos programas que você tem escolhido – filminho, jantarzinho. E o papo? A casada quer conversar sobre novas receitas para agradar ao benzinho, a solteira está mais preocupada se o ‘ficante’ da sexta-feira vai ligar ou não. E aí, como fica, será que a amizade continua?

Convivência pacífica

“Amizades verdadeiras não se baseiam nos conteúdos dos diálogos, mas num vínculo afetivo intenso e na disposição de ajuda mútua”, afirma a psicanalista Priscila Gaspar. A funcionária pública Adriana B., de 32 anos, solteira, concorda. Ela tira de letra sair para jantar e viajar com os amigos casados. “Praticamente todas as minhas amigas já casaram. Não tenho muita escolha: convivo com elas ou fico sozinha. Mas como não dispensam um sambinha no fim de semana e um chope gelado, saio com elas e os respectivos maridos sem o menor constrangimento”, conta Adriana, que está acostumada a viajar com a tchurma junto com marido, filhos e babás. “Adoro as crianças, brinco com elas e já estou bem treinada pra quando chegar a minha vez”, completa.

Talvez, nem tanto…

Às vezes, o marido da amiga casada fica ressabiado como se estivesse diante de uma ameaça à paz e à tranquilidade do seu relacionamento. Situação como essa viveu a publicitária Regina F., 27, que foi vista como algoz de uma relação, mas jura inocência. “O namorado de uma amiga viajou para passar seis meses fora. Minha amiga ficou chorando pelos cantos. Eu ia deixar? Claro que não. Arrastei-a para sair comigo, beber, ver gente. Isso bastou pro garoto me odiar e querer que ela deixasse de ser minha amiga”.

TESTE: QUE TIPO DE SOLTEIRA VOCÊ É?

Regina conta que não se fez de rogada e continuou levando a amiga para a night. “Eu nunca fiz campanha contra o namorado, nunca falei mal dele. Só que minha amiga conheceu outro cara nesse meio tempo e resolveu ficar com ele. Não tenho culpa, nem forcei ninguém a beijar ninguém”, salienta a publicitária, que não divide a mesma mesa com o ex da amiga. “Eles terminaram, acabaram ficando amigos. Mas o garoto nunca mais quis me dirigir a palavra”, diz.

TESTE: QUE TIPO DE NAMORADA VOCÊ É?

Mesmo sem querer, a solteira pode inconscientemente invejar a casada e ter atitudes destrutivas e mirar o relacionamento até das melhores amigas. “Por exemplo, ela poderia começar a falar com ironia, desqualificando o casamento ou mesmo o marido da amiga, enfatizar aspectos negativos dele, insinuar, gerar intrigas etc. Existe também o caso em que a inveja leva a seduzir e, eventualmente, roubar o marido da amiga”, alerta Priscila Gaspar, deixando as casadas irremediavelmente em pânico!