A situação é bastante constrangedora e, em alguns casos, pode até acabar em briga: chamar o atual parceiro pelo nome do ex, mesmo em momentos banais, é o tipo de distração que ninguém gosta de cometer. Mas saiba que não é preciso se culpar ou ter crises de ciúmes se isso acontecer, pois a ciência tem uma explicação bastante objetiva para o fenômeno.
Por que trocamos os nomes das pessoas?
De acordo com um estudo comportamental liderado pela cientista Samantha Deffler, chamar o atual namorado ou esposo pelo nome do ex nada mais é do que uma falha cognitiva natural e normal, que não está relacionada a uma memória fraca, envelhecimento ou mesmo preterimento em relação a alguém. Afinal, é por causa desse mesmo “bug” que muitas mães trocam os nomes dos filhos no dia a dia.
A pesquisa realizada pelo Rollins College, nos Estados Unidos, contou com 1.700 mulheres e homens de diferentes idades para entender por que as pessoas trocam os nomes umas das outras com tanta frequência.
Segundo a especialista, em termos básicos, todos nós temos “pastas” mentais que, como uma espécie arquivo, guarda os nomes de familiares, amigos e parceiros amorosos em nosso cérebro. Então, quando usamos o nome errado, é só porque estamos escolhendo um outro que pertence à mesma categoria.
Você também já pode se lembrar de um dia em que foi chamado ou chamou algum parente ou companheiro pelo nome do seu animal de estimação. O fato também segue a mesma lógica e, por isso, não deve ser motivo para despertar desconfianças em um relacionamento íntimo.
Gafes no relacionamento
- No sexo: 13 micos que você ou ele certamente já pagaram na hora H
- 5 falhas que detonam seu relacionamento e você comete sem perceber
- 6 erros que o homem pode cometer na relação que vão broxar uma mulher