Ciência encontrou o melhor jeito de se sentir melhor após levar um pé na bunda

por | jun 13, 2017 | Comportamento

Acabou de se separar, enfrentar uma grande desilusão amorosa ou levar um pé na bunda? A ciência descobriu a forma ideal para se sentir melhor e superar rapidamente o problema: fingir e acreditar que está tudo bem.

Tratamentos à base de placebo, ou seja, terapias e remédios simulados sem ingredientes ativos, já se mostraram eficientes no combate a determinadas dores físicas e podem também ser úteis após uma separação amorosa, de acordo com pesquisadores da Universidade do Colorado.

Superar o término do namoro

O estudo, publicado pelo Journal of Neuroscience, contou com a participação de 40 voluntários que experimentaram uma “ruptura romântica indesejada” nos últimos seis meses. Eles foram submetidos a exames de ressonância magnética enquanto observavam fotos de seus ex-parceiros e de amigos.

ShutterStock

Quando olhavam para imagens do ex, os participantes deveriam recordar a separação, e quando viam a imagem do amigo ou amiga, eram submetidos a uma dor física sob forma de estímulo quente no antebraço.

Os resultados mostraram que as regiões do cérebro que se iluminam durante as dores física e emocional eram semelhantes, mas não idênticas, sugerindo que a dor emocional é neuroquimicamente real.

Em seguida, os voluntários receberam um spray nasal. Metade do grupo foi informada que o produto era um analgésico para a redução da dor emocional, enquanto a outra metade foi informada de que o remédio era apenas uma solução salina.

Depois de passarem novamente pelos testes com os estímulos quentes, o grupo tratado com placebo relatou sentir menos dor física e emocional e respondeu de forma diferente e com menor sofrimento ao ver a foto de seus ex.

ShutterStock

O que isso significa?

Assim como o efeito placebo funciona em diversos casos na medicina para tratar problemas físicos, como a dor, ele também pode funcionar para incômodos emocionais. “Terminar com um parceiro é uma das experiências mais emocionalmente negativas que uma pessoa pode ter”, diz a autora do estudo e pesquisadora, Leonie Koban, ao jornal britânico The Independent. “Em nosso estudo, descobrimos que o placebo pode ter efeitos realmente fortes na redução da intensidade da dor social.”

Segundo Koban, as expectativas têm um poder enorme de influenciar nossas reações. Desta forma, ao prever um sofrimento muito grande após um término, é provável que você de fato vivencie esta reação. Da mesma forma, mudar esta expectativa pode ajudar a minimizar a dor.

“O que está cada vez mais claro é que expectativas e previsões exercem uma influência muito forte sobre experiências básicas, como nos sentimos e o que percebemos. Fazer qualquer coisa que você acredita que irá ajudá-lo a se sentir melhor provavelmente irá ajudá-lo a se sentir melhor.”

Relacionamentos amorosos