Claudia Raia provoca reflexão: “Quem fala de etarismo tem que ficar com cabelos brancos?”

por | ago 11, 2022 | Comportamento

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Claudia Raia falou sobre etarismo — a discriminação contra pessoas com base em estereótipos associados à idade — e destacou, em especial, a relação desse preconceito com os cabelos brancos. A atriz também argumentou sobre liberdade de escolha, aconselhando suas seguidoras a serem sempre autênticas às suas vontades.

Claudia Raia fala sobre etarismo

Claudia Raia usou suas redes sociais para um desabafo sobre a relação entre cabelos brancos, etarismo e liberdade de escolha. No vídeo bem caseiro, de roupão e comendo, a atriz compartilhou sua experiência pessoal: ela revelou pintar os fios desde os 25 anos.

“Cabelo branco não significa idade, significa hereditariedade. A minha mãe, por exemplo, ficou grisalha com 24 anos. Eu pinto o meu cabelo desde os 25 anos. Eu não sei o que é não pintar a raiz, só que eu pintava de 20 em 20 dias, de 15 em 15 dias. Agora, eu pinto de 10 em 10 dias. Ou seja, três vezes no mês estou pintando o cabelo. Quer dizer, é uma vida de sacrifícios”, começou.

“Mas aí dizem que quem fala de etarismo tem que ficar com o cabelo branco… Mentira! A pessoa faz o que quiser da vida. Se quiser pintar, pinta. Se quiser ficar com o cabelo branco, fica. Que palhaçada é essa? Etarismo também é liberdade, é ser livre. Ser mulher é ser livre, você escolhe”, destacou a atriz.

Claudia também questionou os “fiscais” de procedimentos estéticos, que rotulam mulheres por optarem ou não em modificar seu rosto e seus corpos. “Se quer fazer um procedimento, deixar o cabelo branco, fazer botox. Se a mulher quer fazer botox, ela faz. Que coisa isso de ficar monitorando, vendo quem é melhor por isso. Para com isso, gente”, pediu.

Nos comentários, várias seguidoras elogiaram a postura de Claudia Raia e se sentiram representadas pela fala da atriz. “Até quando se resolve sair do padrão, querem criar um novo padrão pra encaixotar o máximo todo mundo”, questionou uma seguidora. “Graças a Deus alguém que tem visibilidade falando isso, é por isso que sou sua fã”, desabafou outra. “Retoco raiz a cada 10 dias, porque quero e me faz bem. Quem não gosta de retocar, está bem também! É sobre isso, escolhas”, compartilhou mais uma.

Confira o vídeo completo, postado pela atriz no Instagram:

A atriz tem questionado ativamente preconceitos formados sobre o envelhecimento. Em entrevista à revista J.P, Claudia falou sobre maturidade e o diálogo machista que insiste em rotular as mulheres. “Não aceito ficar nesse lugar que a sociedade exige das mulheres da minha idade. E mais do que exige, faz toda uma preparação para que a gente chegue aos 50, 60 cagadas da cabeça, sentindo que acabou”, desabafou.

Etarismo