http://www.instagram.com/p/BISj3sYD6lI/
A jornalista Isabella Fernandez Ibargoyen é uma das mulheres que ficaram viúvas na tragédia com o avião que levava o time da Chapecoense para a Colômbia no dia 29 de novembro. Ela era casada com o também jornalista Giovane Klein, que era repórter esportivo da RBS e faleceu no acidente.
Depois que soube da morte do marido, Isabella começou a escrever cartas emocionantes para contar a Klein tudo o que estava acontecendo em decorrência da trágica queda que deixou 71 mortos. Nas lindas mensagens de amor, ela ainda pede que o companheiro lhe dê forças.
Mulher escreve cartas a marido que morreu no acidente da Chape
No primeiro relato sensível, Isabella fala sobre a repercussão do caso e todas as homenagens que grandes jogadores e times estão fazendo à Chapecoense. Em seguida, conta que está recebendo muito carinho dos amigos e dos admiradores do trabalho dele.
http://www.instagram.com/p/BKyZifEDioW/
Depois, Isabella fala sobre como está a cachorrinha de estimação do casal e faz um pedido. “Te conto que a nossa filha de 4 patas tá sem entender muita coisa, mas tá inquieta…esperando tu chegar. Conversa com ela daí, por favor!”, escreve.
Por fim, a jornalista fala sobre como se sente e encerra o texto com uma linda declaração de amor. “Por último te conto que estou sem chão! Fui acordada de madrugada pensando que teria que trabalhar em mais uma cobertura de enchente na cidade, chovia tanto…acho que eram lágrimas! (…) Em meu nome, o meu amor eterno a ti! Só pra te lembrar que sempre e pra sempre, te amo! ❤”, encerra a carta emocionante.
Leia o relato na íntegra:
“Oi meu amor Giovane,
Queria te contar como tá tudo por aqui nessas últimas horas, e vou pegar emprestada a tua invejável sensibilidade pra te contar da forma mais serena possível, então onde estiver, faz teu mate e senta aí pra ler:
Te conto que tá sendo difícil, mas as coisas parecem que ainda estão dentro do planejamento de quem ia trabalhar no jogo…veja bem, a chape segue ganhando essa repercussão enorme que tu vinhas acompanhando de perto! Só que, como tu também estavas acostumado, a pauta deu uma virada…não aquela que gostaríamos, mas virou e vocês todos são os personagens principais!
Te conto que os jogadores e toda equipe da chape seguem sendo tratados como heróis! Aliás, nesse mundo que tanto amaste, o da bola, grandes nomes estão por aqui rezando por vocês! Equipes pelo mundo enviaram energias positivas, o futebol inglês que tu tanto gostava de acompanhar “deu show” mais uma vez na copa da liga inglesa! A torcida do Liverpool cantou, e por um minuto o estádio inteiro se calou! Confesso que me arrepiei como tu cada vez que parava pra assistir a um jogo europeu e ficava admirado com o respeito deles ao minuto de silêncio…eles fizeram exatamente isso pra ti! Ah, os clubes brasileiros também estão reverenciando a chape. A Arena do teu Grêmio tá verde…e a final da Copa do Brasil foi transferida pra dar tempo de tu te acomodar bem por aí na tua nova casa e assistir a conquista de um título tricolor como há anos tu esperavas! A torcida que te encantou quando tu assistias à final da libertadores, a do Atlético Nacional, também resolveu torcer pra chape nessa final…aliás, deu pra chape o título! Esses torcedores vão estar onde vocês estariam hoje de noite, e acho que vai estar lindo! Te conto que Neymar, Cristiano Ronaldo e tantos outros nomes fizeram suas homenagens! Ah, e aquele que dá o nome ao livro que tá ainda na tua mesa de luz, o Tite, também tá entre esses feras que se comoveu com o que aconteceu. O futebol mundial tá com vocês!
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10209752172374639&set=a.1523173592885.73166.1040957582
Falando nisso, assim como aconteceu na volta do teu trabalho recente na Argentina, tem MUITO telespectador falando comigo nas redes sociais pra falar do teu sempre impecável trabalho! Gente que eu nem conheço, mas que te conhecem bem e te admiram muito!
Te conto que a nossa casa tava cheia de amigos, como tu gostava que ela estivesse! O clima não era nada bom, mas eu te escrevo pra falar que as lembranças eram boas, quanta gente cativastes por aqui hein?
Te conto que Pelotas tá cheia de orações, aliás, Pelotas, Livramento, Bagé (por onde passamos) e tantas outras cidades. Chapecó então nem se fala…a cidade que tu te apaixonou tá triste, é verdade, mas tá emanando muita energia positiva, dá pra sentir pelo silêncio nas ruas! Aquela que foi tua segunda casa nesses últimos anos, a Arena Condá, ontem teve lotação máxima, tava linda…tu ia te orgulhar tanto!
Te conto que no meio de tudo isso meu lado jornalista tá atento, como também sempre acontecia contigo. Uma cobertura “daquelas” tá acontecendo em Chapecó, no Brasil, no mundo!! Galvão Bueno que te emocionou ao narrar o último jogo do grêmio pela copa do Brasil, tá nos emocionando ao falar de ti e de todos com tamanho carinho e consideração! O Bom Dia Brasil lembrou de ti e da última reportagem que fizeste para o programa sobre essa ascensão da chape. Nem deu tempo de te falar da repercussão da tua matéria de domingo no Esporte Espetacular! Como estava no teu cronograma naquele email que me mostrastes antes de viajar, tu estavas no Jornal Nacional…só de um jeito diferente do esperado! Nossos colegas mais próximos estão segurando uma barra enorme…mas como tu sempre dizia: “o grupo tá unido!”…e mas o nosso JA, o news, o meu querido Bom dia SC e o teu querido Globo Esporte parecem um programa único. Um trabalho que é a tua cara como jornalista, humano e acima de TUDO SENSÍVEL! Tua sensibilidade tá aqui meu amor!
Te conto que a nossa filha de 4 patas tá sem entender muita coisa, mas tá inquieta…esperando tu chegar. Conversa com ela daí, por favor!
Por último te conto que estou sem chão! Fui acordada de madrugada pensando que teria que trabalhar em mais uma cobertura de enchente na cidade, chovia tanto…acho que eram lágrimas! Mas te conto que no fim desse dia 29, teve aquele pôr do sol maravilhoso que adorávamos admirar da sacada de casa! Espero que tenha sido tu falando que tá tudo bem! Espero que estejas em paz! Espero que só encontre coisas boas por aí…e TE espero, PRA SEMPRE! Encontrei aqui teu escapulário que tu não levaste porque tinha arrebentado…dentro dele os teus desejos de saúde e no verso alegria, amor e no verso meu nome! Em meu nome, o meu amor eterno a ti! Só pra te lembrar que sempre e pra sempre, te amo! ❤ “
Conforto no luto
http://www.instagram.com/p/BNicWyUjtH8/
Isabella também usou sua conta no Instagram para “falar” com o marido. No post, escreveu que ela, sua mãe, seus sogros e seu cunhado tinham ido a Florianópolis porque ele [Giovane] receberia uma homenagem.
Na nova carta ao marido, a viúva disse que havia levado as camisas dele para a Arena Condá e que as cartas serviam de conforto neste momento de tanta tristeza. Ela escreveu:
“Meu amor, te mando mais informações pra que sigas tranquilo e em paz por aí! Estou em Floripa, terra que um dia até sonhávamos vir morar…é que vai ter uma homenagem pra vocês, colegas de RBSTV, aqui! Além da tua sogra, estou com tua mãe, teu pai e teu irmão. Teus pais andaram de avião pela primeira vez. Todos nós andamos…acho que passamos pertinho da tua nova morada. Depois vamos pra tua terrinha, Pelotas. Só queria que tu recebesse essa foto pra saber que também foste lembrado na Arena Condá, em Chapecó. Terra onde fizemos tantos amigos que estão lá agora nos mandando energias positivas.
Esse era teu espacinho em cada jogo da chape, lembra? Eu fiquei um tempinho ali conversando contigo, acho que tu me ouviu né? Levei tua camisa da do grêmio, da chape e da sportv, tuas três paixões: o time de coração, o jornalismo esportivo e a tv. Senti ali naquele pedacinho do gramado tua presença. Por alguns momentos até te vi trabalhando, observando cada lance durante as transmissões dos jogos e fazendo intervenções pertinentes, dignas de quem entende do assunto e que nasceu pra isso. Mas depois de piscar os olhos eu vi um outro trabalho, vi outros jornalistas…teus ídolos do jornalismo esportivo estão na Arena. Assim como repórteres que sempre foram nossas referências de jornalismo. Aaah o jornalismo!! Ele também tem me dado força amor, tenho usado as palavras pra desabafar, te informar e me confortar. A minha pauta diária tem sido tu, espero que estejas me assistindo, lendo, ouvindo…sentindo!”
Últimas lembranças
http://www.instagram.com/p/BNgBnT8DYCk/
No dia anterior, a jornalista publicou em suas redes sociais as últimas conversas que teve com o marido pelo WhatsApp, poucas horas antes da queda do avião. Nos registros, o casal conversa sobre a viagem.
Na última mensagem enviada por Giovane, às 19h08, ele escreveu que estava na Bolívia, mas que já ia entrar em outro avião. As mensagens enviadas por Isabella, entre as 20h do dia 28 e 1h do dia 29, nem chegaram a ser visualizadas pelo repórter.
Nelas, a jornalista fala que ela e a cachorra de estimação do casal estão com saudades e que está nervosa por estar um longo período sem ter informações dele.
Na legenda da publicação, Isabella faz um novo pedido ao marido falecido. “Sei que tu tá vendo tudo isso, né? Me dá força por favor? Essa vida sem a tua graça não tem a menor graça meu amor!”
Luto
- Mulher dá relato amoroso e emocionante 4 anos após a morte do marido
- Jovem que perdeu filho e marido escreve relato comovente e faz apelo
- É possível “morrer de tristeza”, como teria ocorrido com viúva de ator?