Se você deseja seguir um mínimo de etiqueta na hora de entregar seus convites de casamento, o ideal é que o convite seja entregue em mãos para o convidado. Claro que nem sempre isso é possível, então, priorize os padrinhos, familiares e amigos mais próximos. Para os convidados que moram fora, os convites podem ser enviados pelo correio ou por um serviço de entrega.
Com que antecedência deve ser feita a entrega de convites?
Para festas de casamento, recomenda-se que a entrega do convite seja realizada com pelo menos 30 dias de antecedência. Para fora do Brasil, o ideal é que a postagem do convite seja feita de 45 a 60 dias antes da data, para que os convidados possam organizar tranquilamente a viagem.

A antecedência é necessária para que os amigos e familiares, principalmente os que não moram na mesma cidade, tenham tempo de organizar a agenda e planejar a viagem, as roupas, o presente. Casamentos em igrejas ou templos não costumam pedir confirmação de presença, porém recepções e buffets podem se beneficiar da regra de etiqueta.
Grandes festas, comemorações mais formais e que preveem a recepção dos convidados com serviço de comedoria e garçom geralmente são feitos em cartões impressos e costumam vir com a sigla RSVP embaixo (“répondez s’il vous plaît”, em francês, que significa: “responda, por favor”). O motivo deste pedido é ter uma ideia do número de pessoas que vão aceitar o convite para providenciar os comes e bebes na quantidade certa.
Para ter ideias até o casamento
- Renovação dos votos de Rafa Brites e Andreoli tem carro rosa
- Confira como foi o casamento dos ex-BBBs polêmicos
- 10 perfis de casamento para seguir no Instagram