Se você sempre gostou de manter sua casa ou quarto livre de bagunças e, depois de passar a dividir os ambientes com um companheiro ou amiga, percebeu que a pessoa não dá tanta importância a isso e começa a ficar irritada com a situação. É possível, no entanto, conviver com uma pessoa desorganizada sem criar atritos seguindo alguns conselhos simples.
Leia também:
Qual é o melhor jeito de guardar documentos importantes? Aprenda a organizá-los
Organize camisetas de forma mais prática e faça a gaveta parecer muito maior
Organize os seus brincos usando palitos de picolé
Antes de mais nada, aprenda que reclamar diariamente, em momentos de raiva, banaliza a importância que você dá à organização e faz apenas com que você pareça uma “chata”. A melhor saída é se sentar para conversar calmamente com a pessoa bagunceira. Evite ter a discussão logo ao acordar ou quando a pessoa chega em casa.

Em um fim de semana tranquilo, inicie o papo de forma tranquila, ressaltando os pontos positivos de se manter o lar em ordem. Pergunte por que a pessoa em questão tem dificuldade em se organizar e ajude a encontrar uma maneira de criar um plano de faxina que não seja desgastante a princípio.
Pessoas desorganizadas raramente conseguem sequer notar o incômodo que a bagunça provoca, portanto, vale listar os pontos críticos e criar uma agenda simples de afazeres com atitudes simples do dia a dia que ajudam a transformar os hábitos, como manter à vista caixas organizadoras, porta-chaves e cabides, por exemplo.
Incentive a organização de forma orgânica e natural. Se você está arrumando a casa e a pessoa está esticada no sofá vendo TV, leve o cesto de roupas para perto, sente-se ao lado e peça ajuda para dobrar as peças, por exemplo, enquanto conversam.

Se um dia você encontra a pessoa desorganizada desesperada atrás de algum objeto perdido, faça com que ela entenda, sem ironias, que o fato não aconteceria se ela mantivesse as coisas em ordem. Usar uma situação pontual como ponto de partida faz com que ela entenda melhor a importância de viver longe da bagunça.
Um diálogo direto, calmo e sincero é sempre a melhor maneira de contornar o problema. No começo pode ser difícil fazer o papel de “mãe” da pessoa, mas, aos poucos, a questão tende a se resolver de maneira harmoniosa e sem conflitos.
Aprenda como manter o guarda-roupas sempre organizado:
[bolsatv guarda-roupa-organizado]